Desenhos de Leonardo da Vinci ganham mostra exclusiva em Veneza

Ilustração Homem Vitruviano é destaque no acervo de exibição na Itália

por AFP/ Relaxnews 28/08/2013 20:07

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
REUTERS/Francois Lenoir
Além de Homem Vetruviano, cerca de 50 obras do artista serão expostas em Veneza (foto: REUTERS/Francois Lenoir)
O Homem Vitruviano, uma das obras-primas de Leonardo da Vinci, e mais outros desenhos do mestre italiano estarão de braços abertos ao público a partir desta quinta-feira, 28, em uma rara exposição organizada pela Galleria dell'Academia de Veneza.

A exibição 'Leonardo da Vinci: homem universal' reúne 52 desenhos de caráter artístico e científico feitos pelo gênio renascentista. Vedete da mostra, o Homem Vitruviano, onde o artista faz um estudo das proporções anatômicas ideais do corpo humano, esteve fora do alcance do público por 30 anos.

A exposição é composta por gravuras pertencentes ao acervo do museu veneziano, mas também de coleções da família real britânica, dos ingleses Ashmolean e British Museum e do Museu do Louvre, na França. Os temas das imagens são variados, e passam pela botânica, mecânica, ótica e guerra, assim como diversos estudos preparatórios para suas obras mais famosas.

Segundo a organizadora da exposição, Annalisa Perissa Torriani, os visitantes poderão contemplar parte do trabalho de reflexão de Leonardo da Vinci (1452-1519). "[A exposição] mostra como da Vinci traduzia os pensamentos de seu cérebro para sua mão, mas sempre voltava atrás para fazer correções e acréscimos", explicou Torriani.

A mostra 'Leonardo da Vinci: homem universal' será realizada até 1º de dezembro, na Galleria dell'Academia, em Veneza.

MAIS SOBRE E-MAIS