Gonçalo Tavares lança a antologia de contos 'Canções mexicanas', em Belo Horizonte

O escritor português também participa de debate nesta noite, no Auditório da Cemig

por Carlos Herculano Lopes 28/08/2013 08:32

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Paulina Pimental/Divulgação
(foto: Paulina Pimental/Divulgação)

O escritor português Gonçalo Tavares volta a Belo Horizonte, a convite do Projeto Sempre um papo. Com uma vasta produção literária que já lhe valeu prêmios importantes, como o José Saramago, em 2005, com o romance 'Jerusalém'; e o Portugal Telecom, em duas ocasiões, em 2007, com o mesmo livro, e em 2001 com o volume de poemas 'Viagem à Índia', Tavares está lançando a antologia de contos 'Canções mexicanas' (Editora Casa da Palavra, 78 páginas, R$ 28,90).

Todas as histórias deste recente trabalho de Tavares, que nasceu em Luanda (Angola), em 1970, mas foi criado em Portugal, remetem à Cidade do México, uma das maiores metrópoles do mundo, com todo o seu fascínio e contradições e onde o que existe de mais moderno convive com o arcaico e o tradicional.

No conto 'Mapas', mapas, por exemplo, ele escreveu: “Não estou no México para salvar um mapa, mas até parece que sim, não olho para as pessoas, não as vejo, tenho-o na mão, é um mapa enorme, enorme, e eu peço apenas o da catedral, compro-o e quando o abro percebo que é bem maior que o da Cidade do México, uma catedral maior que uma cidade...”.

Com textos curtos, mas intensos, o que já é uma das suas marcas registradas, às vezes fica a sensação durante a leitura de 'Canções mexicanas' de que pequenos tremores de terra – também comuns na região evocada – estão sacudindo a cabeça do leitor.

SEMPRE UM PAPO
Lançamento do novo livro de Gonçalo Tavares e debate com a plateia

Quarta-feira, a partir das 19h30

Local: Auditório da Cemig

Endereço: Av. Barbacena, 1.200, Santo Agostinho

Entrada franca

Informações: (31) 3261-1501

MAIS SOBRE E-MAIS