Exposição de fotografia traz a produção de artistas mineiros

São três as margens que podemos divisar é aberta hoje, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

por Sérgio Rodrigo Reis 17/08/2013 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Gui Machala/Divulgação
Gui Machala apresenta na coletiva a série Eterno adeus (foto: Gui Machala/Divulgação)
 

A exposição São três as margens que podemos divisar é boa oportunidade para conferir a produção fotográfica atual de artistas mineiros. Aberta hoje, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, a coletiva reúne as séries A casa da infância, de Myriam Vilas Boas; Relicário, de Ícaro Moreno; e Eterno adeus, de Gui Machala. Cada um dos ensaios segue uma pesquisa bem peculiar.

Gui Machala tem como inspiração a temporalidade das experiências e sua relação com a dimensão imagética. Já Myriam Vilas Boas trabalha com a memória, deslocando a relação do presente e do passado para o campo da representação usando a fotografia como suporte. Por fim, Ícaro Moreno discute em sua pesquisa a não visibilidade da imagem como vetor de significação por meio de uma experiência de perda.

As três propostas estéticas têm como base a fotografia, mas dialogam também com outras mídias. Eles partem dessa linguagem para explorar outros campos como o vídeo, o texto, a música e mesmo objetos como uma câmera convencional.

O artista plástico Ícaro Moreno, por exemplo, desenvolveu um trabalho a partir de imagens que coletou do pai, quando estava em seu leito instantes antes de morrer. “Decidi não ver as imagens e ‘lacrar’ a câmera. Vou apresentá-la assim, com um texto explicando todo o processo”, adianta. Segundo ele, os três trabalhos apresentados partiram de um mesmo tema: o tempo. Os artistas, que já se conheciam, começaram a criar e o resultado foi inscrito na seleção pública da galeria.

São três as margens que podemos divisar

Coletiva dos artistas Gui Machala, Ícaro Moreno e Myriam Vilas Boas. Até dia 30, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21, Lourdes). Entrada franca.

MAIS SOBRE E-MAIS