Valentino Fialdini expõe fotografias na mostra 'White cube'

Artista gosta de fotografar pequenas coisas e apresentá-las em grandes dimensões

por Walter Sebastião 01/08/2013 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Valentino Fialdini/divulgação
(foto: Valentino Fialdini/divulgação)
“Quero tirar as pessoas do lugar- comum”, afirma o paulista Valentino Fialdini, de 37 anos. Assim ele explica por que gosta de fotografar pequenas coisas e apresentá-las em grandes dimensões. O artista já fez isso com Mickey, com frutos e com as pernas da boneca Barbie. “Muda muito. Fica algo que não se consegue definir”, revela.


As salas coloridas que o artista apresenta a partir desta quinta-feira, na AM Galeria de Arte, vêm de fotos de maquetes caprichosamente elaboradas. “É um estudo sobre caixinhas”, explica a respeito da exposição 'White cube'. Fialdini chama esses trabalhos de arquiteturas livres. “A sala vazia onde qualquer um pode pensar o que quiser. Quase folha em branco onde se pode escrever o que bem entender. Gosto de não ditar o que ver, prefiro deixar as pessoas pensarem por si”, argumenta. Há espaços feitos com pedrinhas; outros com madeiras. Em todas as peças o artista valoriza a sensação de profundidade, que atrai o observador para dentro da imagem. “Essa visualidade tem qualquer coisa de hipnótica”, acredita ele.

Quando começou a fotografar e a expor, há mais de uma década, Valentino Fialdini se dedicava a arquiteturas urbanas. Levou um tempo até começar a criar espaços imaginários, com peças de Lego. “Foto é o meu trabalho, por mais que ame a escultura. Um dia chego lá”, conclui.

WHITE CUBE
Fotos de Valentino Fialdini. AM Galeria de Arte, Rua Cláudio Manuel, 155, loja 4, Funcionários. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 13h30. Até 6 de setembro.

MAIS SOBRE E-MAIS