Adriana Calcanhotto reúne poemas em livro para crianças

Cantora escolheu obras de diversos autores, que nem sempre tinham público infantil como alvo

por AFP 19/07/2013 16:34

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Casa da Palavra/Divulgação
(foto: Casa da Palavra/Divulgação)
Em 'A educação do ser poético', Carlos Drummond de Andrade pergunta ao leitor os motivos de a criança, que geralmente é um poeta, deixar de sê-lo quando cresce. A questão foi levada a sério pela cantora e compositora Adriana Calcanhotto, que decidiu fazer uma seleção de poetas brasileiros de diferentes tempos, estilos e vozes que escreveram (mesmo sem intenção) para o público mais jovem. Assim nasceu 'Antologia ilustrada da poesia brasileira', lançada agora pela Casa da Palavra.

Ali estão 48 poemas organizados em ordem cronológica, cobrindo assim três séculos: desde 'Canção do exílio', publicada por Gonçalves Dias em 1846, até 'Receita para um dálmata', que Gregório Duvivier lançou em 2008. Sim, Duvivier, famoso humorista do site Porta dos Fundos, inclui-se entre as diversas surpresas selecionadas por Adriana, que até encontrou um haicai escrito por Erico Verissimo ('Outono').

"Eu sentia falta de um volume que apresentasse o trabalho dos poetas em ordem cronológica - a maioria dos livros é organizada por assunto", conta Adriana. "A ordem cronológica permite descobrir os ecos de um poeta na poesia do outro, como influencia as quebras de estilo. Mas eu não queria uma antologia com poemas exclusivos para a criança, e sim algo que ela pudesse desfrutar."

MAIS SOBRE E-MAIS