Paisagem urbana inspira produção da artista plástica Cristina Machado

Fotografias foram ponto de partida para pinturas e livro que documenta processo de criação

por Sérgio Rodrigo Reis 10/07/2013 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Cristina Machado/Divulgação
A artista partiu de fotos que inspiraram as pinturas que integram a mostra (foto: Cristina Machado/Divulgação)
A inspiração da artista plástica Cristina Machado veio de recortes da paisagem urbana. A partir de fotografias, ela iniciou processo de criação que culmina na produção de pinturas, fotografias e livro, que poderão ser vistos a partir de hoje, às 19h, numa exposição na Galeria de Arte do BDMG Cultural. A proposta da mostra começou por acaso.

Ao encontrar um canteiro de flores de papel no Centro de Belo Horizonte, resolveu fotografá-lo. Escondida nas flores artificiais estava uma muda de árvores. Durante três anos observou a planta, que, de tantos maus- tratos, acabou morrendo. Só restaram as fotos, que se expandiram em pinturas, livros, diário de bordo e vídeos.

A exposição reúne 25 pinturas inspiradas no processo de pesquisa sob o título 'Grade de proteção'. O nome, segundo a artista, está bem dentro do contexto do trabalho. “Nasceu de recortes da paisagem que fotografava, depois fui guardando, virou uma cultura diária. Envolvi-me subjetivamente e, de repente, senti necessidade de expandir para a pintura”, conta.

Cristina Machado
Exposição de pinturas, fotografias do processo e livro-objeto. Abertura quarta-feira, 10 de julho, das 19h às 22h, na Galeria de Arte do BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes). Até 4 de agosto, diariamente, das 10h às 18h. Informações: (31) 3219-8599 e www.bdmgcultural.mg.gov.br

MAIS SOBRE E-MAIS