Oslo chega a acordo para construir museu dedicado a Evard Munch

Cidade norueguesa receberá a maior coleção de obras do artista expressionista, pintor de 'O grito'

por AFP - Agence France-Presse 29/05/2013 16:42

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Poppe Cornelius / AFP
(foto: Poppe Cornelius / AFP)
O município de Oslo anunciou um acordo, após anos de divergências, para a construção de um novo museu, destinado a receber a maior coleção de obras do pioneiro norueguês do expressionismo, Edvard Munch.


De acordo com um compromisso político que lhe garante uma maioria, três formações de direita e de centro-direita e um partido de esquerda se reuniram ao redor do projeto chamado Lambda, um edifício futurista situado nas margens do fiorde de Oslo, perto da nova ópera.


O município de Oslo discutia há vários anos sobre o local, o aspecto, o custo e inclusive sobre a necessidade de construir um novo museu para abrigar as obras de Munch (1863-1944), em especial dois exemplares da obra-prima 'O Grito'.


A coleção, que inclui 1.100 pinturas, 3.000 desenhos e 18.000 gravuras, encontra-se por enquanto em um velho edifício dos arredores, onde em 2004 ocorreu um roubo espetacular de 'O Grito' e 'Madonna', encontrados dois anos mais tarde.


Handout / AFP
'O Grito' (1895), famosa obra do artista expressionista (foto: Handout / AFP)
Depois de ter optado por uma transferência em 2008, e um ano depois pelo projeto Lambda, a maioria em torno ao projeto seguiu bloqueada.


O bloqueio era tão incômodo que a Noruega celebra neste ano o 150º aniversário do nascimento de seu pintor mais famoso, enquanto o atual museu Munch vive graves dificuldades orçamentárias.


Para sair do impasse, o governo norueguês mostrou-se disposto a participar do financiamento de um novo museu cujo custo é calculado em 215 milhões de euros.


Segundo o compromisso anunciado nesta terça-feira, os responsáveis políticos colocaram em andamento o Lambda por meio de uma reabilitação cultural e social do bairro relativamente pobre de Toeyen, onde o atual museu está situado. O futuro museu deve ficar pronto em 2018.



MAIS SOBRE E-MAIS