Cronista mineira, Ana Elisa Ribeiro lança 'Meus segredos com Capitu' nesta terça

Poeta reúne crônicas sobre "tudo o que habita o universo dos livros: os títulos, as letras, as vírgulas, a capa, o papel, a tinta, a tela, o teclado, o tablet", garante o autor mineiro Leo Cunha

por Emerson Campos 13/05/2013 20:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Alan Rocha/Divulgação
Casa dos Contos recebe lançamento duplo nesta terça-feira: Ana Elisa Ribeiro com "Meus segredos com Capitu" e Sérgio Fantini com "Novella" (foto: Alan Rocha/Divulgação)

Belo-horizontina, mãe do Eduardo. Escritora infantil, poeta, professora e pesquisadora. Todos perfis funcionando ao mesmo tempo, quase sem respirar. E quando entra em cena a cronista, como contadora de casos de boa estirpe que é, Ana Elisa Ribeiro não separa diversão e trabalho no dia-a-dia, seja ministrando aulas, conversando com o filho ou lendo algum livro. Tudo, ora ou outra, acaba por dar vida aos textos que são publicados há dez anos no site Digestivo Cultural. "Vou dizer sinceramente, não distingo muito trabalho e diversão. Escrever é algo que sempre fez parte da minha vida, assim como ler", conta a mineira, que lança nesta terça-feira, às 19h, na Casa dos Contos, "Meus segredos com Capitu - Livros, leituras e outros paraísos".

"Meus segredos..." é o livro que nasceu do livro - e duplamente. Isso porque a ideia de publicar uma seleção de crônicas sobre a experiência de Ana Elisa com a literatura - seja como leitora ou autora - surgiu quando ela elaborava "Chicletes, Lambidinha e Outras Crônicas", de 2012, também pela editora potiguar Jovens Escribas. "Quando eu estava escolhendo os textos pra publicação, pedi a ajuda de alguns amigos escritores e todos me disseram que havia dois livros ali. Um era de crônicas de temas mais gerais; o outro era um livro de crônicas sobre livro, leitura, leitor, escrita. Fiz o que eles recomendaram", lembra a cronista.

Desta vez, o livro de Ribeiro traz 29 crônicas, todas fruto do trabalho para o Digestivo Cultural. Pesquisadora do hipertexto e de linguagens na internet, a cronista revela que a repercussão na web também ajudou na hora de escolher os textos para o livro. "O que entraria na obra ou não foi decidido pelo tema, claro, mas também pelo número de leitores do site, pela quantidade de comentários que o texto suscitou e porque são textos que eu curtia, lógico", pontua Ana.

TÍTULO Assim como aconteceu no último trabalho, o título do livro publicado por Ana Elisa seduz quem vê a capa. E a relação com o personagem da obra "Dom Casmurro" tem motivo de ser. "É o título de uma das crônicas, em que trato da minha primeira leitura de Machado de Assis", conta. Na crônica, ela revela mais: "Machado, para os íntimos, era sinônimo de livro, para muitos de livro chato. Para mim, era uma tarefa bastante grande que eu deveria cumprir. Mas não desse "cumprir" ruim, da pior obrigação possível. Era um cumprimento curtidor, vontade de saber quem era aquele, como ele escrevia e por que razões era tido em tão alta conta. Vontade de ser um pouquinho que fosse como ele" (trecho de "Meus Segredos com Capitu").

Obras publicadas e novos trabalhos

Como pesquisadora, Ana Elisa Ribeiro é dona de um Currículo Lattes invejável. Além disso, atacando de poeta, é autora de "Poesinha" (Poesia Orbital, 1997), "Perversa" (Ciência do Acidente, 2002) e "Fresta por onde olhar" (InterDitado, 2008). Cronista do Digestivo Cultural desde 2003, lançou "Chicletes, Lambidinha & outras crônicas" pela Jovens Escribas, em 2012. Em 2011, estreou na literatura infantil com "Sua Mãe", pela editora Autêntica. E não para por aí.  Ela conta que o próximo projeto pra 2013 é um livro de poemas, pela editora paulistana Patuá. "O livro já está com eles. O editor é o Eduardo Lacerda, que vem lançando uma imensa safra de poetas. Será meu quarto livro de poesia. Chama-se 'Anzol de pescar infernos'. Além disso, há um livro infantil e outro acadêmico ainda num processo de negociação", comemora Ribeiro.

Por que ler? Com a palavra, a escritora...

"Acho que este é um livro [Meus segredos com Capitu] que traz boas discussões sobre leitura e escrita, bom pra ler por diversão, mas também bom pra discutir na escola e em instituições que trabalham com essas questões. Embora seja uma obra pra se levar a sério, ela tem aquele tom da crônica, do palpite. Não me preocupei com fontes e ABNT, mas é possível aprofundar as discussões sobre a formação dos leitores em nosso país", diz Ana.

Sérgio Fantini lança "Novella"

Também nesta terça-feira, ao lado de Ana Elisa Ribeiro, o mineiro Sérgio Fantini lança "Novella", livro de contos que retoma os temas urbanos característicos em sua ficção. Estão lá os relacionamentos problemáticos, amores conflituosos e o cenário cotidiano quase como um personagem a mais.

Ribeiro destaca o trabalho do colega e a relação com a Jovens Escribas: "a editora é sediada em Natal (RN), mas fez conexões em todo o país. Eles têm apostado em nossos projetos aqui. Não é à toa que eu e Sérgio Fantini também estamos apostando neles. É uma troca de forças", garante.

SERVIÇO
"Meus segredos com Capitu" e "Novella"

Local: Restaurante Casa dos Contos
Data: 14/05/2013
Horário: 19h

MAIS SOBRE E-MAIS