Flipoços começa neste sábado em Poços de Caldas

8ª Feira do Livro de Poços de Caldas e o Festival Literário acontece até o dia 5 de maio

por Carlos Herculano Lopes 27/04/2013 11:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Record/Divulgação
Nélida Piñon será homenageada na abertura do festa literária (foto: Record/Divulgação)
Será aberta neste sábado em Poços de Caldas, no Sul de Minas, a 8ª Feira do Livro de Poços de Caldas e o Festival Literário, Flipoços, que até 5 de maio levarão à cidade alguns dos mais expressivos escritores brasileiros contemporâneos, além de convidados estrangeiros, como o poeta peruano Pedro Granados, o português Luís Miguel e o mexicano Juan Pablo Villalobos.

O tema será “A imortalidade da literatura – o legado dos nossos escritores imortais”, e a romancista e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras Nélida Piñon foi convidada para ser a patronesse desta edição da Flipoços. Serão feitas ainda homenagens especiais ao poeta Vinicius de Moraes, ao escritor argelino Alberto Camus e para o escritor Hugo Pontes, de Poços de Caldas.

Uma programação especial foi reservada para as crianças na Tenda Flipocinhos e contará com a presença de diversos autores infantojuvenis. Além da literatura, que será tema de debates e mesas-redondas, estão programadas oficinas e atividades paralelas ligadas ao cinema, música e gastronomia.

Para a coordenadora do Flipoços, a publicitária Gisele Corrêa Ferreira, quando o evento foi idealizado, em 2006, a expectativa era de que atingisse não só as cidades do Sul de Minas, como algumas do interior de São Paulo. Com o sucesso, foi possível ampliar o festival, que hoje já está consolidado e atrai pessoas de diversas partes do país. 
“Toda a programação foi preparada com muito carinho, para que os participantes aproveitem o máximo possível as atrações e possam ampliar seus conhecimentos, tendo ainda contato direto com os escritores, além da possibilidade de conhecer o que nossa cidade oferece”, diz Gisele.

Dos autores nacionais que já confirmaram presença estão, entre outros, Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro, Miriam Leitão, Sérgio Abranches, Jaime Prado Gouvêa, Marcelino Freire, Antônio Torres, Mateus Parreiras, Paola Carvalho e Sérgio Paulo Rouanet, que fará palestra sobre a correspondência de Machado de Assis.

Flipoços
Todos os eventos serão realizados no Espaço Cultural do Teatro da Urca, Praça Getúlio Vargas, s/nº, Centro, em frente ao Relógio das Flores, em Poços de Caldas. Informações: (35) 3697-1551 e www.feiradolivropocosdecaldas.com.br

MAIS SOBRE E-MAIS