Projeto inspirado em conto de Charles Bukowski ganha apresentação no Galpão Cine Horto

'15 centímetros' conta a história da mulher que encolheu o marido depois de dieta rigorosa

por Carolina Braga 22/02/2013 07:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Guto Muniz/Divulgação
Alexandre Hugo e Bruna Betito encenam '15 centímetros' até 8 de março, no Galpão Cine Horto (foto: Guto Muniz/Divulgação)
A quantidade de recursos no palco é mínima: um banco, uma cadeira, um biombo e um projetor. Em cena, a discussão sobre contrastes colorida com tintas melodramáticas ao estilo de Pedro Almodóvar e Douglas Sirk. Assim é 15 centímetros, peça dos jovens atores Alexandre Hugo e Bruna Betito, em cartaz até 8 de março no Galpão Cine Horto.

O projeto, vencedor do edital do Cena-Espetáculo do ano passado, é livremente inspirado no conto homônimo de Charles Bukowski, publicado no livro 'Crônicas de um amor louco'. “Lemos e ficamos muito interessados em fazer alguma coisa. Pensamos primeiro no cinema, por causa do realismo fantástico que ele carrega, mas o texto foi nos apontando para o melodrama”, conta Alexandre.

Com a orientação artística dos atores do Grupo Galpão, Eduardo Moreira, Inês Peixoto e Paulo André a dupla desenvolveu a dramaturgia focada na história das figuras retratadas na literatura. “Começamos a investigar o que teria ocorrido antes e depois daquilo. É quase uma história paralela”, completa o ator. As coreografias da peça são assinadas por Rodrigo Antero, o cenário é de Helvécio Izabel e a iluminação de Bruno Cerenzoli.

Alinhado a uma proposta minimalista, '15 centímetros' conta a história de um casal que enfrenta um fenômeno raro. Devido uma dieta rigorosa imposta pela esposa, o marido repentinamente encolhe até atingir o tamanho que dá nome à peça. O espetáculo se apoia na mistura de teatro, dança e cinema, para criar os climas fantásticos que a trama demanda.

Alexandre Hugo e Bruna Betito são alunos de artes cênicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A realização de '15 centímetros' marca o início das atividades profissionais da Cia 15 de Teatro. O objetivo da dupla é reforçar a já robusta cena de teatro de pesquisa de Belo Horizonte. O interesse, no caso, está focado na adaptação de textos literários para os palcos e também a colagem de referências de outras artes.

15 CENTÍMETROS - Espetáculo da Cia 15 de Teatro
Sexta-feira e sábado, 22 e 23 de fevereiro, às 21h; domingo, 24, às 19h
Local: Galpão Cine Horto, Rua Pitangui, 3.613, Horto
Telefone: (31) 3481-5580
Até 8 de março
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

MAIS SOBRE E-MAIS