Marcelo Rubens Paiva celebra 30 anos de carreira com reunião de contos e crônicas

As verdades que ela não diz realça maneira sutil de transformar experiências pessoais em ficção distinta

por Bossuet Alvim 17/12/2012 14:37

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Editora Foz/Divulgação
(foto: Editora Foz/Divulgação)
 

Trinta anos depois de inaugurar um nicho de inquietação na literatura brasileira, Marcelo Rubens Paiva reflete sobre estagnação e as quebras da normalidade em relacionamentos com seu recém-lançado As verdades que ela não diz. A estreia do autor aconteceu há três decadas com o romance Feliz ano velho, que destrinchava com crueza os pormenores da adaptação de Paiva — então com 23 anos — à condição de tetraplégico. Agora, são justamente as dificuldades da manutenção de situações mais tranquilas como namoros e casamentos que entram na berlinda sarcástica do escritor. 

 

Editora Foz/Divulgação
(foto: Editora Foz/Divulgação)
Carreira

A dureza de palavras e fuga de apelos sentimentalóides na construção de Feliz ano velho garantiu aclamação da crítica e abriu espaço para escritores com ambições semelhantes em seus textos: a revelação de pretensões e ambiguidades ideológicas relacionadas à geração "sem objetivos" no Brasil. Desde então Marcelo explorou outras tantas expressões em texto, com incursões em ficções como a científica Blecaute e a dramática Malu de bicicleta, ou mergulhos no teatro com E aí, comeu?, 525 linhas e No retrovisor, entre outras peças.

 

Leia também:

 

Arnold Schwarzenegger conta própria trajetória em livro

 

Coleção reúne textos de quatro montagens do grupo Espanca!

 

Contos e crônicas como os que formam As verdades... são apenas o recurso mais recorrente nos anos recentes da carreira do autor. As inconstâncias que surgem dos encontros entre homens e mulheres, ou até mesmo as traições que pontuam o transcorrer de amizades sem envolvimento sexual, ganham pitadas de erotismo e sarcasmo característicos de Paiva em todas as suas formas. 

 

As verdades que ela não diz

Editora Foz | 192 págs. | R$ 35



MAIS SOBRE E-MAIS