Poesia e olhar feminino temperam a trama de Um dia ouvi a Lua

Espetáculo resgata a delicadeza da cultura caipira do povo brasileiro

por Walter Sebastião 06/07/2012 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Adilson Machado/divulgação
(foto: Adilson Machado/divulgação)
 
Três canções de Tonico e Tinoco são a fonte de inspiração para a peça Um dia ouvi a Lua, que o grupo paulista Cia. Teatro da Cidade, de São José dos Campos (SP), apresenta desta sexta-feira até domingo, no Galpão Cine Horto. São elas: Adeus, morena, adeus, sobre violeiro que prefere continuar errante a se casar; Cabocla Tereza, história de uma mulher assassinada; e Rio pequeno, sobre uma garota que foge com o amado. No espetáculo todas são narradas e encenadas, só que a partir do ponto de vista feminino. O espetáculo, que tem direção de Eduardo Moreira, ator do Galpão, e texto e dramaturgia de Luiz Alberto Abreu, ganhou indicação para vários prêmios e conquistou alguns como o Myriam Muniz de Circulação, da Funarte.
Um dia ouvi a Lua traz, com surpreendente sentido poético, a cultura caipira. É convite para entrar em contato com manifestações soterradas no inconsciente, autênticas, que tocam em ancestralidade. É a história dos nossos pais e avós”, conta Eduardo Moreira, lembrando que o samba também tem esse sabor. Ele vê no trabalho dimensão telúrica e “sentimentos profundos da cultura brasileira, que andam muito massacrados pela massificação”. Explica que a montagem não tem nada a ver com as produções sertanejas exibidas no rádio e na TV. O diretor chama a atenção para “a graça e a ingenuidade” da montagem, que, ao vazar um mundo excessivamente regido pelo dinheiro, encanta – e muito.
Trata-se, como explica Eduardo Moreira, de híbrido de narração e interpretação. Os atores são, em certos momentos, contadores de histórias e, em outros, personagens delas. A direção foi no sentido de buscar leituras mais poéticas dos textos e dramaticidade mais potente para as interpretações. “Em teatro, temos de buscar a precisão”, observa o diretor. Com luz suave, figurinos cor de terra e interioranos, construiu-se obra com presença da palavra poética muito elaborada e imagens surpreendentes. Valoriza-se a dimensão musical da peça, inclusive pelo interesse do grupo de São José dos Campos em desenvolver esse aspecto. “A alma brasileira fala muito por meio da música, então é natural que o teatro acompanhe isso”, observa Eduardo.
A Cia. Teatro da Cidade foi fundada em 1990 como grupo estável da Fundação Cassiano Ricardo, em São José dos Campos e se tornou independente em 1993. Trabalha buscando comunicação popular e formação de público. Há uma década desenvolve pesquisa com a linguagem narrativa que permite criar espetáculos nos mais diversos cenários e grande diversidade de público. Já realizaram 17 espetáculos de autores clássicos a contemporâneos, apresentados no Brasil e no exterior. Em 2000, o grupo inaugurou o Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas, espaço aberto à comunidade e voltado para difusão cultural.
 
Livro e bate-papo
O dramaturgo Luiz Alberto Abreu, autor de Um dia ouvi a Lua, lança amanhã, às 18h, no Galpão Cine Horto, o livro Um teatro de pesquisa. E aproveita para participar de bate-papo com o público em evento que marca o lançamento do Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto, cujo objetivo é estimular a produção de dramaturgia contemporânea. Com essa mesma linha de atuação, vai ser realizado, em novembro, curso reunindo dramaturgos mineiros, paulistas, paranaenses e cariocas. As inscrições ficam abertas até 7 de agosto. Informações: www.galpaocinehorto.com.br.
 
UM DIA OUVI A LUA
Espetáculo com direção Eduardo Moreira. Cia. Teatro da Cidade: Adriana Barja, Ana Cristina Freitas, Andréia Barros, Izildinha Costa, Vander Palma e Wallace Puosso. Nesta sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h, no Galpão Cine Horto, Rua Pitangui, 3.613, Horto, (31) 3481-5580. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). 
 


MAIS SOBRE E-MAIS