Lewis Carroll, autor do clássico Alice no país das maravilhas, ganha dia de homenagem em Belo Horizonte

Durante 12 horas, o público poderá conferir esquetes teatrais, exposições e gigantesco tabuleiro de xadrez

por Thaís Pacheco 04/07/2012 10:02

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Alexandre Guzanshe/divulgação
O imaginário do romancista britânico Lewis Carroll se mistura ao sertão mineiro de Guimarães Rosa nas fotografias de Alexandre Guzanshe (foto: Alexandre Guzanshe/divulgação)
Bloomsday, dia que homenageia o escritor James Joyce, já se tornou tradição na agenda cultural de Belo Horizonte. Agora, outro nome marcante da literatura ganha evento só para ele: Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido como Lewis Carroll.
Não é a primeira vez que Belo Horizonte recebe o Carroll’s Day. Ele foi realizado em 2010 e 2011, mas a edição de 2012 ganhou conotação especial: a homenagem se estende ao clássico Alice no país das maravilhas, ícone literário que conquistou os palcos e as telas de cinema.
No Sesc Palladium, o público poderá conferir 12 horas de “desprogramação”, como definem os organizadores do evento. Artes plásticas, teatro, música, gastronomia e fotografia estão na agenda. Entre as atrações, apresenta-se Adriana Peliano, artista plástica, designer e fundadora da Sociedade Lewis Carroll do Brasil. Essa entidade visa estimular o interesse pela obra do autor britânico.
Adriana traduziu o manuscrito original de Aventuras de Alice no subterrâneo e lançará livro em BH. Ela fará performance com música ao vivo e emprestou sua coleção pessoal para a exposição de edições especiais de Alice.
Agnes Farkasvolgyi, chef e artista plástica, ficou responsável pela união de culinária e arte no projeto Gastrononsense. Quem for ao Sesc Palladium poderá experimentar o biscoito Coma-me, por exemplo.
Por sua vez, o fotógrafo Alexandre Guzanshe juntou Lewis Carroll e o mineiro Guimarães Rosa. Ele vai expor a série Alice no sertão, ensaio lúdico que será projetado durante todo o dia.
O tabuleiro de xadrez construído em escala humana pela artista plástica Beatriz Mom, idealizadora do evento, também será instalado no Sesc.
Avesso  As artes cênicas têm relação especial com a literatura de Carroll. O grupo Querida Companhia apresentará esquetes da peça Alice ao avesso, espetáculo adulto inspirado na estética do teatro do absurdo. O ator Emílio Zanotelli será o mestre de cerimônias, caracterizado como Chapeleiro Maluco.
Integrante do elenco de Alice ao avesso, Emílio terá um dia atarefado. Durante seis horas, será responsável por receber e conduzir o público no Sesc Palladium, além de apresentar a programação do Carroll’s Day. Dedicado à obra do autor britânico há quatro anos, ele garante: mais que responsabilidade, a missão será divertida.
“O mais legal do Chapeleiro é isto: tudo é uma grande diversão. Nossa proposta lá é fazer uma grande festa”, avisa Zanotelli. Para o ator, o evento se destina tanto a quem já conhece a obra de Carroll quanto a quem deseja ser apresentado a ela.
Alice no país das maravilhas é bem conhecido, mas Carroll trazia em seu texto muito mais do que imaginamos. Mais que história infantil, o livro tem enigmas, matemática e universo muito amplo”, diz ele. Quem já é fã do escritor encontrará surpresas, garante o ator. “Todo mundo vai se divertir, pois a proposta é muito interessante”, conclui Emílio.
  CARROLLSDAY - 04 DE JULHO
Programação 
 
•9h às 21h: Exposição de edições raras de Alice no país das maravilhas. Foyer do Sesc Palladium, entrada pela Avenida Augusto de Lima 
•9h às 21h: Tabuleiro de xadrez nonsense – Entrada pela Rua Rio de Janeiro 
•9h às 21h: Projeção do ensaio fotográfico Alice no sertão – Entrada/ Rua Rio de Janeiro 
•12h às 17h: Esquetes baseadas na peça Alice ao avesso – Todos os espaços do Sesc Palladium
•14h às 20h: Chapeleiro Maluco conduz o público pelo Sesc Palladium
•17h às 18h: Um chá muito louco. Com a chef Agnes Farkasvolgyi – Café Palladium
•18h às 19h: Lançamento do livro Alice no subterrâneo – Foyer/Av. Augusto 
de Lima
•20h às 21h: Performance sonora musical Menina sonho, com Adriana Peliano, Paulo Beto e Dayane Lacerda – Espaço Multiuso
. Sesc Palladium, Avenida Augusto de Lima, 420, Centro. Entrada franca. Informações: (31) 3214-5350. 


MAIS SOBRE E-MAIS