Miriam Leitão é a convidada do Sempre um papo

por Carlos Herculano Lopes 25/11/2010 11:59
Beto Novaes/EM/D.A Press-22/11/06
Miriam Leitão fala de economia em seu livro, mas não apenas disso (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press-22/11/06)
Manter uma coluna diária em jornal, rádio, TV ou blog não é tarefa fácil. Só quem tem esta responsabilidade sabe o que é, às vezes, se ver quase sem assunto e ter de tirar leite de pedra, pois o espaço precisa ser preenchido e o articulista tem compromisso com o leitor e com a empresa em que trabalha. Não foi à toa que a jornalista Miriam Leitão ouviu, já no distante 1986, um conselho do ex-ministro e professor Mário Henrique Simonsen, quando começava no Jornal do Brasil: “Faça estoque regulador; nem todo dia haverá notícia”. Sugestão melhor não poderia ter recebido. Mas não é sempre que dá para fazer a famosa “gaveta”.

Nada disso impediu a jornalista, mineira de Caratinga, de manter uma coluna diária de economia, desde 1991 no jornal O Globo. Das milhares de crônicas publicadas desde então, 127 delas estão reunidas no livro Convém sonhar (Editora Record, 502 páginas), que Miriam lança hoje em Belo Horizonte, no projeto Sempre um papo. Na ocasião, estará acompanhada do cientista político (seu marido, também mineiro) Sérgio Abranches, que também autografa seu novo livro, Copenhaque, antes e depois (Editora Civilização Brasileira, 321 páginas), no qual dá sua visão a respeito da cúpula mundial sobre o clima, na Dinamarca, no ano passado, com a presença dos principais chefes de Estado.

Se a economia é o tema recorrente nos textos, às vezes Miram se permite contar uma história e outra, como na crônica O senhor tolere, na qual narra uma viagem ao Parque Grande sertão: Veredas, no norte de Minas, em 2006, por ocasião das comemorações dos 50 anos da publicação do livro de Guimarães Rosa, que acabou dando nome ao lugar. Foi para fazer uma matéria sobre economia, é claro. Encantou -se com o que viu por lá, a natureza e, sobretudo, o universo peculiar do sertão. O resultado foi um texto poético, dos melhores do livro.

Já Sérgio Abranches revela detalhes da reunião sobre o clima. “Eu sabia o quer queria: cobrir o dia a dia da reunião nos meus comentários na CBN e no blog Ecopolítica. Observar as negociações, de forma metódica, usando meu treinamento como cientista social profissional”, explica o autor, que acabou expandindo sua análise. 
 
Sempre um Papo
Palestra e lançamento dos livros de Miriam Leitão e Sérgio Abranches, quinta-feira, às 19h30, no Auditório da Cemig (Av. Barbacena, 1.200, Bairro Santo Agostinho). Patrocínio do Estado de Minas. Entrada franca. Informações: (31) 3261-1501. 

MAIS SOBRE E-MAIS