Atriz Olympia Dukakis, vencedora do Oscar, morre aos 89 anos

Olympia esteve em inúmeras produções na Broadway e em Hollywood

Divulgação
Atriz Olympia Dukakis (foto: Divulgação)

Morreu no último sábado (01/05), aos 89 anos de idade, a atriz estadunidense e vencedora do Oscar por Feitiço da lua (1987) Olympia Dukakis. A informação foi divulgada por seu irmão, Apollo Dukakis, no Facebook.

"Minha querida irmã, Olympia Dukakis, morreu esta manhã em Nova Iorque. Após muitos meses de saúde debilitada, ela finalmente está em paz com seu Louis", escreveu ele. O marido da atriz a quem o irmão se refere, Louis, havia morrido em 2018.

 

Dukakis é lembrada pelo filme Feitiço da lua, onde viveu a mãe de Cher, interpretando uma matriarca que lidava com os problemas de relacionamento da filha e dilemas pessoais. O filme lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante de 1988. Ela integrou outras produções conhecidas como Flores de aço (1989) e Longe dela (2006).

 

A atriz estudou fisioterapia na Universidade de Boston com uma bolsa da National Foundation for Infantile Paralysis. Mas a atração pelo teatro acabou levando-a a estudar arte dramática na Universidade de Boston. "Foi uma mudança chocante", contou a própria a um entrevistador em 1988, observando que havia saído do mundo calmo da ciência para outro onde os alunos gritavam rotineiramente com os professores.

Divulgação/AMPAS Pipoca Moderna
Atriz na noite do Oscar (foto: Divulgação/AMPAS Pipoca Moderna)

Em 1960, ela fez sua estreia fora da Broadway e, dois anos depois, teve um pequeno papel em 'The Aspen Papers'. Depois de três anos com um teatro regional de Boston, Dukakis mudou-se para Nova iorque e se casou com o ator Louis Zorich. Durante os primeiros anos de casamento, os trabalhos na dramaturgia eram escassos e Dukakis se virou como bargirl, garçonete e em outros subempregos.

 

MAIS SOBRE CINEMA