Mostra de Cinema de Tiradentes premia documentário baiano 'Açucena'

Evento que abre o calendário nacional dedicado ao cinema teve edição virtual em decorrência da pandemia

Redação EM Cultura 30/01/2021 21:33
Mostra de Tiradentes/Divulgação
A cor rosa é onipresente no filme 'Açucena' (foto: Mostra de Tiradentes/Divulgação)
Foram anunciados na noite deste sábado (30/1) os vencedores da 24ª. edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Em versão digital, em decorrência da pandemia da COVID-19, o evento que abre o calendário cinematográfico nacional garantiu o prêmio máximo ao longa baiano Açucena, de Isaac Donato.
 
O documentário, que abriu a Mostra Aurora, apresenta uma senhora de 67 anos que se recusa a passar dos sete. A narrativa acompanha boa parte dos preparativos para mais um dos aniversários de sete anos de Açucena. Preocupada com os detalhes, ela escolhe cada uma das bonecas de sua coleção de uma centena que irá participar da festa. 
 
Outro longa premiado na noite foi o curitibano A mesma parte de um homem, de Ana Johann. O filme recebeu do júri oficial o Prêmio Helena Ignez para destaque feminino. No centro da narrativa está Renato, mulher que vive isolada no interior com a filha adolescente e seu marido. O medo é um sentimento comum na família.
 
Já a Mostra Olhos Livres deu o Prêmio Carlos Reichenbach ao documentário Nu%u0303hu%u0303 yãg mu%u0303 yõg hãm: essa terra é nossa!, de Minas Gerais, direção coletiva de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero
 
Mostra de Tiradentes/Divulgação
Curta mineiro '4 bilhões de infinitos' foi premiado (foto: Mostra de Tiradentes/Divulgação)
Dois curtas saíram premiados pela mostra: Abjetas 288, de Júlia da Costa e Renata Mourão, de Sergipe, foi eleito o melhor da Mostra Foco pelo júri oficial e 4 bilhões de infinitos, do mineiro Marco Antônio Pereira, recebeu o Prêmio Canal Brasil. 
 
A Mostra de Tiradentes exibiu durante oito dias 114 produções nacionais, sendo 31 longas, dois médias e 81 curtas-metragens.

MAIS SOBRE CINEMA