Teocracia em vertigem: Especial do Porta dos Fundos viraliza na internet

Em formato de falso-documentário, humoristas fazem críticas à sociedade e a politica brasileira em lançamento de Natal

Ana Raquel Lelles* 10/12/2020 20:38

Reprodução Porta dos Fundos
O filme é um falso-documentário que conta a vida de Jesus, descritos na Biblía, e lembra momentos da politica brasileira. (foto: Reprodução Porta dos Fundos)
Pelo terceiro ano consecutivo, a Porta dos Fundos lançou o seu especial de Natal. Teocracia em vertigem chegou ao Youtube nesta quinta-feira (10/12), no canal do grupo de humoristas.

 

Assim como os dois filmes anteriores, Teocracia em Vertigem faz críticas à sociedade e a religião católica. O nome da produção faz referência do documentário Democracia em vertigem, da mineira Petra Costa, que foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2020. Assim, o filme é um falso-documentário, contando a vida de Jesus com histórias descritas na Biblía. Além disso, a produção também recorda momentos da politica brasileira, como o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.



A temática das produções não agradou muitos brasileiros. No ano passado, após o especial de Natal da Porta dos Fundos A primeira tentação de Cristo, disponível na plataforma de streaming Netflix, a sede do canal de humor, no Rio de Janeiro, sofreu ataques com coquetéis molotov.

 

Os humoristas também foram atacadso por grupos religiosos, que fizeram protestos e pediram boicote à Netflix e ao Porta dos Fundos. Neste ano, o canal colocou a #NãoAssista vinculada ao especial de natal, como uma forma de sátira às criticas dos anos anteriores.

Em razão das críticas sociais, como de esperado, o filme foi assunto nas redes sociais e provocou comentários apoio e ódio.

Veja:

 






*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria

MAIS SOBRE CINEMA