Documentário resgata a presença de mulheres no samba

Damas do Samba, de Susanna Lira, estreia na TV e mostra a importância de veteranas consagradas e talentos da nova geração na história da música brasileira

Estado de Minas 09/09/2020 08:01
TV Brasil/DIVULGAÇÃO
(foto: TV Brasil/DIVULGAÇÃO )

Damas do samba estreia na TV Brasil na faixa Festival de cinema, nesta quarta-feira (9), às 22h30, no formato documentário. Dirigida pela cineasta Susanna Lira, a atração resgata a presença das mulheres no samba e a importância delas na história da música popular brasileira.

Com repertório de clássicos do gênero, a produção (inédita na TV aberta) revela o trabalho de veteranas consagradas e talentos da nova geração. Aborda a história de ícones como Tia Ciata, Dona Zica (mulher de Cartola), Dona Ivone Lara (foto) e Dona Neuma.

O documentário também destaca grandes cantoras: Clara Nunes, Alcione, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho e Clementina de Jesus. Damas do samba parte da época da escravidão até chegar a 2013.

Lembra a pioneira Tia Ciata (1854-1924), a baiana que ajudou a difundir o samba de roda no Rio de Janeiro. Em sua casa, ponto de encontro de músicos, nasceu o clássico Pelo telefone (1916), de Donga e Mauro de Almeida. Dona Ivone Lara canta a capela seu hit Sonho meu.

MAIS SOBRE CINEMA