Vídeo de Glauber Rocha protestando no Festival de Veneza viraliza nas redes sociais

Na ocasião, o cineasta brasileiro se revoltou com o júri do festival e o acusou de render-se ao 'cinema comercial'

Redação EM Cultura 13/08/2020 17:15
Reprodução
No vídeo, Glauber arrisca 'italianês' para criticar júri do Festival. (foto: Reprodução)
Um vídeo de 1980 em que o cineasta Glauber Rocha (1939-1981) critica o Festival de Veneza viralizou nas redes sociais. Publicado na tarde desta quarta-feira (12), o post chamou a atenção de usuários do Twitter e atingiu mais de 205 mil visualizações

Nas imagens, o célebre diretor de cinema aparece concedendo uma entrevista para um canal de TV local e arrisca algumas palavras em italiano para criticar o júri do festival por ter premiado filmes de grandes produtoras. ''Glauber Rocha putasso no Festival de Veneza xingando todo mundo em italianês'', diz o texto que acompanha o vídeo. 
 
 

Naquele ano, os prêmios Leão de Ouro foram entregues aos longas Atlantic city (1980), do francês Louis Malle, e Gloria (1980), do diretor estadunidense John Cassavetes. Glauber, que concorria com A idade da terra (1980), protestou contra o que chamou de ''rendição de Veneza ao cinema comercial''. 

A idade da terra, que o diretor argentino Fernando Birri classificou como ''um legado para o futuro'', foi a última tentativa de revolucionar a linguagem cinematográfica, concebido por cenas que podem ser vistas em qualquer ordem. 

Seus quatro personagens, o Cristo-Pescador, o Cristo-Negro, o Cristo Conquistador Português e o Cristo Guerreiro Ogum de Lampião, são descritos pelo autor como ''os quatro Cavaleiros do Apocalipse que ressucitam Cristo no Terceiro Mundo''. 

O filme rompia com a narrativa cinematográfica num momento em que a Europa já flertava com as grandes produtoras e o cinema de autor começava a perder espaço.

MAIS SOBRE CINEMA