Piadas polêmicas, surpresas e memes: confira os altos e baixos do Globo de Ouro

Premiação foi o assunto mais comentado nas redes sociais na noite de domingo e dividiu as emoções do público

Estado de Minas 06/01/2020 01:11

NBC / Reprodução
Reação de Tom Hanks ao monólogo de Ricky Gervais foi uma das imagens mais compartilhadas da noite (foto: NBC / Reprodução)
A 77ª edição do Globo de Ouro, realizada na noite deste domingo (5), em Los Angeles, premiou os melhores do ano da TV e do cinema norte-americano. Entre os filmes, "Era uma vez em... Hollywood", de Quentin Tarantino, foi o grande destaque, com três troféus (Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Filme de Comédia ou Musical).


Entre os seriados, Fleabag, Succession e Chernobyl, com dois prêmios cada um, foram os maiores vencedores. Entre surpresas e favoritismos confirmados, o público celebrou e se decepcionou algumas vezes ao longo da noite, desde a chegada das celebridades ao tapete vermelho. Veja quais foram os pontos altos e baixos da celebração, na visão dos internautas.

 

BAIXOS

 

1- J Lo “embalada para presente”

Alguns dos momentos marcantes das premiações costumam acontecer no tapete vermelho, onde as celebridades apresentam seus figurinos que podem ser deslumbrantes… ou não. Neste ano quem recebeu as avaliações mais ácidas do público foi Jennifer Lopez, indicada em Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel no filme As golpistas. O grande laço dourado no modelito rendeu extensa coleção de memes na internet.

 

2 - Monólogo de Ricky Gervais

Apresentador do Globo de Ouro pela quinta vez, o comediante inglês Ricky Gervais abriu a cerimônia com o tradicional monólogo, no qual dá uma panorama cômico sobre o que está em disputa. Conhecido pela língua afiada contra as celebridades, ele passou dos limites neste ano, na opinião de muitos espectadores e também pela reação de alguns dos convidados presentes, especialmente de Tom Hanks, um dos homenageados da noite. Sua fala incluiu várias ironias sobre a indústria cinematográfica e as campanhas de representatividade racial nas premiações. “Temos poucas pessoas não brancas entre os indicados. A Associação de Correspondentes Estrangeiros é racista”, disse. Uma das piadas de pior repercussão foi com o filme Dois papas, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles: “Foi uma grande ano para os filmes sobre pedófilos: Surviving R. Kelly, Deixando Neverland e Dois papas”, falou o apresentador, provocando sorrisos sem graça da plateia, que os internautas fizeram questão de destacar.

 

- Tarantino com melhor roteiro

Para os fãs do cineasta norte-americano, a vitória na categoria dedicada aos roteiros por Era uma vez em Hollywood foi bastante celebrada. Por outro lado, muita gente não aprovou a escolha de Tarantino no lugar de Bong Joon-ho e Han Jin-won de Parasita, e Steven Zaillian, de O irlandês, também indicados.

 

ALTOS

 

- Ausência simbólica.

Melhor ator em Minissérie ou filme para TV, o neozelandês Russell Crowe, premiado por seu papel em The loudest voice, não esteve presente na cerimônia do Globo de Ouro. Crowe reside na Austrália e, segundo Jennifer Aniston, apresentadora da categoria ao lado de Reese Witherspoon, ele ficou protegendo sua casa dos incêndios que destroem o país da Oceania nos últimos dias. Aniston aproveitou para fazer um apelo, dizendo “não se engane, o que está acontecendo na Austrália se deve às mudanças climáticas. Precisamos usar energias renováveis”.

 

- Bong Joon-ho discursando em coreano

Parasita confirmou o favoritismo e levou o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Em seu discurso de agradecimento, o sul-coreano Bong Joon-ho usou sua própria língua, com uma tradutora ao lado, e disse: “Quando a gente supera a barreira das legendas, vocês vão conhecer outros filmes incríveis. Falamos uma única língua, o cinema”. - Ellen Degeneres homenageada A apresentadora recebeu o prêmio honorário Carol Burnett, que todo ano lembra uma pessoa importante para a história da TV. Ele foi entregue pela atriz Kate McKinnon, que fez um discurso emocionante, afirmando “Se eu não a tivesse visto na TV, eu teria pensado que eu nunca faria TV, que eles nunca deixariam alguém LGBT fazer TV, eu ia pensar que era um et e que não teria direito de estar aqui. Obrigada Ellen, por ter me dado uma chance”, disse.

 

-Piada com Mark Zuckerberg

Se algumas "brincadeiras" feitas pelo apresentador principal Ricky Gervais desagradaram o público, Sacha Baron Cohen arrancou gargalhadas ao apresentar o filme Jojo Rabbit, um dos candidatos a Melhor Comédia ou Musical. “Esse filme é a história de um menino que espalha propaganda nazista e tem amigos imaginários e o nome dele é Mark Zuckerberg”, brincou, fazendo uma crítica ao criador do Facebook. Recentemente, em novembro, Baron Cohen já havia criticado o Facebook publicamente, em uma conferência, em Nova York, realizada pela organização de luta contra o antissemitismo ADL (Liga Anti-Difamação). “Se o Facebook existisse na década de 1930, teria deixado que Hitler publicasse anúncios de 30 segundos sobre sua ‘solução para o problema judaico”, disse o ator na ocasião.

 

-Tom Hanks

Homenageado da edição com o Prêmio Cecil B. DeMille, entregue pelo conjunto da obra a uma grande personalidade do cinema, Tom Hanks foi uma das presenças mais destacadas na cerimônia, com um longo discurso sobre sua carreira. A premiação foi entregue por Charlize Theron, que disse “O que a gente pode falar de Tom Hanks é que ele faz do mundo um lugar melhor”, sendo aplaudida de pé.

 

- Trilha Sonora feminina

O primeiro dos dois globos de ouro de Coringa foi o de Melhor Trilha Sonora, entregue para Hildur Guðnadóttir. Única mulher entre os cinco indicados, a vitória da compositora e musicista islandesa teve uma significado especial e foi muito celebrada pelo público.

MAIS SOBRE CINEMA