Antonio e Camila Pitanga são homenageados em Tiradentes

Pai e filha receberão deferência na abertura oficial da 23ª Mostra de Cinema, que acontece de 24 de janeiro a 1º de fevereiro na cidade histórica

Estado de Minas 25/12/2019 04:00
Leo Lara/divulgação
(foto: Leo Lara/divulgação)
Os atores Antonio Pitanga e Camila Pitanga (foto), pai e filha, são os homenageados da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que será realizada de 24 de janeiro a 1º de fevereiro na cidade histórica mineira e abre o calendário audiovisual brasileiro. Em 2020, a mostra terá como tema “A imaginação como potência”. Antonio e Camila receberão a homenagem na abertura oficial do evento, às 21h, no Cine-Tenda.

>>>

Durante a mostra, serão exibidos mais de 100 filmes, alguns em pré-estreias nacionais, entre longas e curtas. Além das sessões de cinema, a programação conta com oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, exposições, lançamento de livros, teatro de rua, shows musicais, performance audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Informações:https://universoproducao.com.br.

Tyga
Rapper em BH
Planeta Brasil/Divulgação
(foto: Planeta Brasil/Divulgação )

Pela primeira vez no Brasil, o rapper Tyga (foto) confirmou sua vinda ao país como uma das atrações internacionais exclusivas do Festival Planeta Brasil, que será realizado no Mineirão, em 25 de janeiro. Com uma carreira de destaque mundial, o artista é uma das seis atrações internacionais que compõem a lista de artistas que se apresentarão no festival de música. O rapper já lançou 15 álbuns e tem vários hits emplacados mundialmente. Ele já fez participações em singles de Chris Brown, Offset (Migos), J. Balvin, Santana e Nicki Minaj.

>>>

Taste, música principal do último trabalho de Tyga, que tem participação do rapper americano Offset, do grupo Migos, ficou entre os 10 primeiros singles na parada Billboard Hot 100, em agosto deste ano. Além disso, o rapper coleciona parcerias importantes com nomes do hip-hop e do R&B, como Lil Wayne, Blueface e Gunna. No final de novembro, Tyga lançou Avy macarena, remix oficial da clássica música do Los Del Rio, sucesso nos anos de 1993. Inclusive, a dupla espanhola formada por Antonio Romero Monge e Rafael Ruíz participa do clipe gravado pelo rapper, ainda sem previsão de lançamento. Ingressos on-line pelo Sympla. Informações: festivalplanetabrasil.com.

LITERATURA
BALANÇO
Daniel Biachini/divulgação
(foto: Daniel Biachini/divulgação)

O Sempre um Papo finaliza 2019 somando 66 eventos realizados. Sob a curadoria de Afonso Borges, 67 escritores e intelectuais lançaram seus livros ou debateram temas relacionados ao universo literário em Belo Horizonte, Sete Lagoas, Araxá, São Paulo, Santo André (SP), Piracicaba (SP) e Sorocaba (SP). O público total foi de 10.172 pessoas. Passaram pelo projeto nomes importantes da literatura nacional, entre eles  Ruy Castro (foto), Marina Colasant, Luís Fernando Veríssimo, Conceição Evaristo, Ignácio de Loyola Brandão, Luiz Ruffato, Lilia Schwarcz, José Murilo de Carvalho, Heloisa Starling e José Miguel Wisnik. Autores internacionais, como Pepetela, Valter Hugo Mãe e José Eduardo Agualusa, também marcaram presença neste ano nos debates literários.

A FEBRE
PREMIAÇÃO
Daniel Biachini/divulgação
(foto: Daniel Biachini/divulgação)

O filme A febre (foto), de Maya Da-Rin, conquistou dois prêmios no Festival do Rio 2019. O longa foi consagrado com a melhor direção e o prêmio especial do júri e já recebeu 18 prêmios até o momento, tendo presença confirmada em mais de 35 festivais internacionais. Em janeiro, o longa integrará a mostra Bright Future do Festival de Roterdã (Holanda), que se inicia em 22 de janeiro.

>>

A trama narra a história de Justino, um indígena do povo desana que trabalha como vigilante em um porto de cargas e vive na periferia de Manaus. Desde a morte da sua esposa, sua principal companhia é a filha Vanessa, que está de partida para estudar medicina em Brasília. Como o passar dos dias, Justino é tomado por uma febre forte. Durante a noite, uma criatura misteriosa segue seus passos. Durante o dia, ele luta para se manter acordado no trabalho. Porém, sua rotina no porto é transformada com a chegada de um novo vigia. Nesse meio tempo, seu irmão o visita e Justino relembra a vida na aldeia, de onde partiu há mais de 20 anos.

MAIS SOBRE CINEMA