Hollywood homenageia Denzel Washington pelos 50 anos de carreira

Ator conquistou dois Oscar e agora ganhou o prêmio 'Life Achievement Award', considerado a maior honra para uma carreira cinematográfica nos EUA

por AFP 07/06/2019 10:25

Matt Winkelmeyer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
(foto: Matt Winkelmeyer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

O ator Denzel Washington foi celebrado na quinta-feira por Hollywood por sua carreira de cinco décadas, com duas estatuetas do Oscar e que abriu o caminho para uma geração de estrelas de cinema negras.


O diretor Spike Lee entregou ao ator de 64 anos, durante um evento no Dolby Theatre de Los Angeles, o "Life Achievement Award" do American Film Institute (AFI) em reconhecimento às conquistas da vida profissional de Washington.


O prêmio é considerado a maior honra para uma carreira cinematográfica em Hollywood.


Os principais atores negros de Hollywood prestaram homenagem a Denzel Washington: os também vencedores do Oscar Morgan Freeman, Jamie Foxx e Mahershala Ali, assim como as estrelas de "Pantera Negra", Chadwick Boseman e Michael B. Jordan.


"Você abriu o caminho. Você nos mostrou o caminho. Mas o que é realmente monumental é que sua influência, seu alcance, transcende a raça sem nunca negá-la", disse Ali.


Ele acrescentou: "Nós estamos aqui porque permanecemos nos ombros de um gigante".


"Não existiria 'Pantera Negra' sem Denzel Washington", disse Boseman, em referência ao primeiro filme da Marvel sobre um super-herói negro.

Matt Winkelmeyer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
(foto: Matt Winkelmeyer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)


A predominantemente branca em Hollywood foi muita criticada nos últimos anos pela falta de diversidade, especialmente pela campanha #OscarsSoWhite (#Oscarstãobranco), organizada em 2016.


Washington é um dos apenas quatro atores negros que venceram o Oscar de melhor ator.


Ele venceu na categoria coadjuvante por "Tempo de Glória" (1989) e na categoria de melhor ator por "Dia de Treinamento" (2001).


O "Life Achievement Award" do American Film Institute (AFI) já foi entregue a atores como George Clooney, Al Pacino e Meryl Streep. Assim como a Morgan Freeman e Sidney Poitier.

 

MAIS SOBRE CINEMA