Brasil tem cinco filmes na mostra Panorama, de Berlim

Festival de cinema acontece entre os dias 7 e 17 de fevereiro

por Estado de Minas 21/01/2019 17:44
Gabriel Mascaro/Divulgação
'Divino amor' é um dos representantes brasileiros em Berlim (foto: Gabriel Mascaro/Divulgação)

Um dos festivais de cinema mais importantes do mundo, o de Berlim - que acontece entre 7 e 17 de fevereiro -  anunciou a seleção de mais três produções ou coproduções brasileiras

Um deles é Divino amor, estrelada por Dira Paes e Julio Machado. A

ficção científica se passa em 2027, e apresenta uma sociedade obcecada pela religião, em que raves viraram cultos e a novidade da vez são cabines de conselhos espirituais no estilo fast food.

 

Ele se soma à lista que já tinha o drama Greta, que marca a estreia na direção de Armando Praça, que trabalhou como roteirista na série Me Chama de Bruna. O longa traz Marco Nanini e Denise Weinberg no elenco. A outra produção que já estava selecionada é Estou me guardando para quando o carnaval chegar, documentário de Marcelo Gomes ("Cinema, Aspirinas e Urubus e Joaquim"). O diretor visita a cidade de Toritama, conhecida como a capital dos jeans. Lá, os trabalhadores da indústria têxtil só tem folga em sua rotina corrida quando chega o Carnaval.


Dois outros dois filmes anunciados nesta segunda (21) são coproduções brasileiras com outros países. La Arrancada, em parceria com Cuba e França, mostra a vida de uma atleta na ilha caribenha, acompanhando as mudanças sociais sísmicas dos últimos anos no país. Já Breve historia del planeta verde, parceria entre Brasil, Argentina, Alemanha e Espanha, é uma ficção científica que mostra o que acontece quando uma jovem do interior argentino descobre a criatura alienígena que sua avó escondeu dela durante toda a sua vida.


Minas

Minas Gerais também marca presença no Festival. Querência, do cineasta mineiro Helvécio Marins Jr. (Girimunho), foi selecionado para a Mostra Forum do Festival Internacional de Cinema de Berlim (07-17 fevereiro). A mostra é dedicada a filmes experimentais. O longa é uma produção da Muiraquitã Filmes, Canabrava Filmes, em coprodução com VideoFilmes e Autentika Films. A produção conta a história de Marcelo um vaqueiro que tem sua vida transformada após ser vitima de um  assalto na fazenda em que trabalha onde levaram um grande número de cabeças de gado. Com o a ajuda de seus amigos se reconstrói para realizar seu maior sonho: o desafio de se tornar um grande narrador de rodeios. Já o longa Marighella, estreia na direção do ator Wagner Moura, será exibido na mostra principal, mas fora de competição.

MAIS SOBRE CINEMA