Hollywood homenageia argentino, autor do tema de Missão impossível

O compositor Lalo Schifrin e a atriz afro-americana Cicely Tyson foram homenageados em noite que recordou as vítimas dos incêndios da Califórnia

por AFP 20/11/2018 08:10

Fotos: Robyn Beck/AFP
(foto: Fotos: Robyn Beck/AFP)

Na 10ª cerimônia do Governors Awards, em que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premia personalidades que contribuíram com o cinema com Oscar honorário, foram homenageados, na noite de domingo, o compositor argentino Lalo Schifrin e a atriz afro-americana Cicely Tyson. A festa de premiação também recordou as vítimas dos incêndios na Califórnia, que já causaram dezenas de mortos e destruíram centenas de casas no Norte do estado e em Malibu, perto de Hollywood.

Em seus comentários de abertura, o presidente da Academia, John Bailey, prestou homenagem aos 77 mortos e quase 1 mil desaparecidos no pior incêndio já registrado na Califórnia. “Muitos milhares de nossos compatriotas estão sem casa”, disse Bailey. “Parte de nossa própria história também se perdeu no fogo, em Paramount Ranch”, acrescentou, em alusão ao local onde se filmavam westerns e onde a HBO gravava Westworld, que foi destruído pelas chamas. Como sinal de respeito, os organizadores pediram aos fotógrafos para não registrar imagens das estrelas que chegavam ao Dolby Theatre para o evento. Em troca, puderam filmar e tirar fotografias perto do tapete vermelho.

Compositor do famoso tema de Missão impossível, Schifrin, de 86 anos, compôs músicas para mais de 100 filmes, incluindo Bullitt e Perseguidor implacável, entre outros. O veterano recebeu o Oscar das mãos de Clint Eastwood, que atuou em Perseguidor implacável, após um diálogo um tanto surrealista entre ambos os octogenários. “Você pode falar em espanhol. Colocaremos legendas”, disse Eastwood. “A música é uma linguagem universal que não precisa de legendas”, respondeu Schifrin.

Perguntado sobre o sucesso imediato do tema de Missão impossível, que compôs em poucos minutos, o músico argentino explicou que “a música para filmes é como escrever uma carta. A música para televisão é como um telegrama”.

A atriz Cicely Tyson, de 93 anos, iniciou sua carreira como modelo antes de entrar para a atuação. Ela foi indicada por seu papel no filme Sounder –  Lágrimas de esperança, de 1972, e atuou em Tomates verdes fritos, Histórias cruzadas e outros. “Para nós, afro-americanos, é uma rainha”, disse o ator e produtor Tyler Perry. “Teve que trabalhar 10 vezes mais para que lhe pagassem 100 vezes menos” por ser uma mulher negra, disse Perry.

Hollywood também premiou o relações-públicas Marvin Levy, o primeiro a receber um Oscar honorário nessa categoria. Levy trabalhou por muito tempo com Steven Spielberg e liderou as campanhas publicitárias de Kramer vs. Kramer, Contatos imediatos do terceiro grau e A lista de Schindler. Os produtores Kathleen Kennedy e Frank Marshall, que são casados, receberam o prêmio Irving G. Thalberg, que recebeu seu nome em homenagem ao lendário executivo de estúdios cinematográficos. Spielberg disse que o casal é “inseparável, seus amigos eternos”. Kennedy, encarregada dos últimos filmes de Star wars, na Disney, é a primeira mulher a receber o Talberg, que a Academia havia entregue pela última vez em 2009, a Francis Ford Coppola.

Os Oscar honorários são entregues anualmente para “honrar uma distinção extraordinária na trajetória, contribuições excepcionais às ciências e às artes cinematográficas, ou por um destacado serviço à Academia”. O Governors Awards foi criado como um evento separado em 2009 para dar mais espaço aos premiados e aliviar a agenda da cerimônia principal de entrega do Oscar.  

MAIS SOBRE CINEMA