Longa 'Alfa' se destaca por efeitos especiais e visual deslumbrante

Filme ambientada na era glacial fala sobre a origem da relação entre humanos e cães

por Walter Felix 06/09/2018 08:46
Alan Markfield/Columbia Pictures/Divulgação
Alan Markfield/Columbia Pictures/Divulgação (foto: Alan Markfield/Columbia Pictures/Divulgação)
No período pré-histórico, há aproximadamente 20 mil anos, uma tribo luta por sobrevivência com rigor, violência e respeito às hierarquias. Assim começa Alfa, primeira aventura solo do diretor Albert Hughes – que ao lado do irmão gêmeo assinou títulos como Do inferno (2001) e O livro de Eli (2010). Cenários tão inóspitos quanto fascinantes são usados pelo cineasta nesta grandiloquente produção, que chega nesta quinta-feira (6) às salas brasileiras.

O líder Tau (Jóhannes Haukur Jóhannesson) comanda sua comunidade com pulso firme e quer que o filho Keda (Kodi Smit-McPhee) siga seus passos de valentia e autoridade. Para isso, decide levar o jovem à primeira batalha de caça, quando enfrentarão os mais variados perigos. Sensível e inexperiente, Keda não se sai bem na empreitada: acaba ferido por animais predadores, cai de um penhasco e é dado como morto pelos companheiros.

Na tentativa de reencontrar o pai, Keda é atacado por lobos, mas consegue se refugiar no alto de uma árvore. Defendendo-se, fere um dos membros da alcateia, que foge na sequência. Diante do animal à beira da morte, o rapaz pensa em sacrificá-lo, mas se enternece pelo animal e passa a cuidar de seu ferimento, sempre na cautela para não sofrer um novo ataque de sua parte.

Aos poucos, a dupla estabelece uma relação de amizade e proteção. Um passa a ajudar o outro em diferentes frentes. Keda usa sua inteligência para conseguir alimento e dividir para os dois. Alfa – nome dado ao lobo por seu novo amigo – é quem garantirá a defesa de Keda diante dos animais selvagens que encontrarão pelo caminho.

SENTIMENTAL A empreitada de Keda em meio ao ambiente glacial poderá remeter ao filme O regresso (2015), de Alejandro González Iñárritu. Alfa, entretanto, despreza valores como desejo de vingança e é dotado de forte sentimentalismo, o que fica evidente na relação fraterna estabelecida entre um homem e o lobo que, horas antes, tentara matá-lo. Desde o primeiro ato, o filme abusa das frases de efeito e faz uso das mais piegas metáforas. “A vida é apenas para os fortes e você deve fazer por merecê-la”, profetiza Tau. “Keda lidera com o coração, não com a lança”, define Rho (Natassia Malthe), mãe do protagonista.

A narrativa é, ainda, inteiramente baseada em lugares-comuns, como a relação conflituosa entre um pai austero e o filho sensível; a luta por sobrevivência em local inóspito; a jornada do protagonista de volta para casa, enfrentando inúmeros infortúnios; ou mesmo a amizade entre homem e animal, que os ajuda a vencer obstáculos.

Há constantes investidas na empatia que parte da audiência desenvolverá por Alfa, dada a eficiência – várias vezes testada no cinema – da relação afetuosa entre homem e animal. Nos momentos de fragilidade de Alfa, há um claro anseio em comover o espectador – que será efetivo, a depender da emotividade de cada um. Direção fotográfica e trilha sonora estão lá, arduamente trabalhadas, para que a produção leve seu público às lágrimas.

Para contar uma história com poucas novidades, Alfa se ampara em um espetáculo visual impressionante, com belos takes e sequências bem filmadas. O longa tem belíssimas paisagens como pano de fundo e os efeitos especiais tornam a experiência nas telonas ainda mais deslumbrante. Um filme de pretensões grandiosas que se cumprem, ao menos, em termos técnicos.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE CINEMA