Daniel de Oliveira interpreta professor acusado de pedofilia em 'Aos teus olhos'

Dirigido por Carolina Jabor, filme aborda a vulnerabilidade do cidadão exposto à sanha das redes sociais

por Ricardo Daehn 22/04/2018 09:30
Globo Filmes/divulgação
O ator mineiro Daniel de Oliveira foi premiado no Festival do Rio por seu papel em Aos teus olhos (foto: Globo Filmes/divulgação)
Com dois filhos em casa “cercados” pela internet, a cineasta Carolina Jabor, de 43 anos, tem receios e sobressaltos comuns a qualquer pai ou mãe. “Não há quase limites ao acesso à rede. Tanta informação, tanta gente interagindo... A não seleção é o que mais me preocupa. Na atualidade, quase tudo é oferta”, afirma ela, ciente da vulnerabilidade do protagonista de seu novo filme: o professor de natação Rubens (Daniel de Oliveira).

Em Aos teus olhos, Rubens se vê às voltas com o linchamento digital quando se espalha a acusação de que beijou a boca do jovem aluno Alex (Luiz Felipe Mello), no vestiário. Não há testemunhas, mas o caso “viraliza” nas redes sociais. No “tribunal da internet”, o professor é tachado de pedófilo.

O tema universal do beijo amaldiçoado lembra um clássico do teatro brasileiro: O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues. Haveria algo da dramaturgia de Nelson no filme de Carolina? “Ele faz parte da minha educação artística, mas no filme não chegamos a olhar para a peça do Nelson, que considero uma grande obra”, comenta a cineasta.

Na verdade, O princípio de Arquimedes, peça do espanhol Josep Maria Miró, e o filme El virus de la por, do diretor catalão Ventura Pons, nutriram o roteiro de Lucas Paraizo, sempre lembrado por seu trabalho em A teia, O caçador e O rebu, séries da TV Globo.

“Pré-julgamentos nas redes sociais são muito perigosos não apenas pela possibilidade de destruir a reputação de uma pessoa. São todos contra um, e você nunca consegue se defender. A maior identificação do público com o filme se deve ao linchamento virtual. Culpadas ou não, as pessoas ocupam sempre o papel de vítima, pelas circunstâncias. São tantos os caminhos da difamação que, pelos rastros da internet, até mesmo a busca da verdade se mostra inviável”, comenta Carolina Jabor.

FESTIVAIS Em 2017, Aos teus olhos ganhou o prêmio de melhor longa de ficção por votação popular no Festival do Rio, além de levar os troféus de melhor ator (Daniel de Oliveira) e de melhor ator coadjuvante (Marco Rica). Na 41ª Mostra de São Paulo, também no ano passado, o filme conquistou o prêmio de melhor ficção nacional.

A composição do elenco é um dos destaques do longa. “Daniel de Oliveira é um ator extraordinário, que vai do bom moço ao vilão, característica fundamental para a composição de Rubens”, comenta Carolina Jabor.

Por sua vez, Luiz Felipe Mello, de 12 anos, mereceu atenção especial. “Conversamos muito com ele, a mãe e a avó. Além de ser um menino mais velho do que o personagem, o ambiente da produção foi muito profissional. Abordamos bastante com ele o tema central, mas sem trazer cenas que comprometessem”, explica Carolina, revelando que Luiz Felipe planeja ser ator quando crescer.

Em Belo Horizonte, Aos teus olhos está em cartaz nos cinemas Belas 3, BH 9 e Ponteio 2.

MAIS SOBRE CINEMA