Cine Humberto Mauro encerra mostra de Buster Keaton com música ao vivo

Nesta quinta-feira (29), alunos do Cefart realizam a trilha-sonora para o filme 'The railrodder'

por Walter Felix 29/03/2018 09:57

Paulo Lacerda/divulgação
Alunos de música Cefart ensaiam para a sessão desta quinta-feira (29) do filme 'The railrodder'. (foto: Paulo Lacerda/divulgação)

Nesta quinta-feira (29), o Cine Humberto Mauro encerra a mostra Buster Keaton – O acrobata do riso. Desde o início do mês, o espaço exibiu cerca de 50 filmes do ator e diretor americano, ícone do cinema mudo.

Será exibido o curta-metragem The railrodder (1965). A sessão terá trilha sonora executada ao vivo por alunos da Escola de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) e instrumentistas convidados. Sob regência de André Brant, eles farão uma releitura contemporânea das peças compostas para o filme. A sessão especial ocorrerá no Grande Teatro do Palácio das Artes.

Depois do curta, será exibido A General (1926), um dos maiores sucessos de Keaton. Ele interpreta Johnnie, homem apaixonado por sua locomotiva e pela namorada, Annabelle Lee. Quando ambas são raptadas durante a Guerra Civil americana, o herói parte para resgatar os dois amores.

Destaque da comédia na primeira metade do século 20, Buster Keaton recebeu o título de “rival de Charles Chaplin”, tamanho o impacto de sua obra sobre a indústria cinematográfica. “Eles são muito comparados por ser contemporâneos e pela forma de fazer cinema. Mas não eram inimigos, tanto que o Buster fez uma participação muito bonita em Luzes da ribalta (1952), do Chaplin. Eles podiam ser rivais, mas era uma competição saudável”, explica Vitor Miranda, curador do Cine Humberto Mauro. 

 

O ACROBATA DO RISO


Quinta-feira (29/3)

15h – Entre secos e molhados (1933), de Edward Sedgwick
17h – Romeu de pijama (1931), de Edward Sedgwick
20h – The railrodder (1965), de Gerald Potterton, Buster Keaton e John Spotton, seguido de A General (1926), de Buster Keaton e Clyde Bruckman

Palácio das Artes. Av. Afonso Pena, 1.537, Centro. Entrada franca. Recomenda-se verificar antecipadamente a disponibilidade de ingressos. Informações: (31) 3236-7400.

MAIS SOBRE CINEMA