Festival de Veneza abre disputa entre 21 longas inéditos

Ficção científica americana abre a competição seguindo os mesmos passos dos premiados 'Gravidade' e 'La la land'

por AFP 30/08/2017 08:30
Black Bear Pictures/Divulgação
Juliane Moore e Matt Damon em 'Suburbicon', longa de George Clooney roteirizado pelos irmãos Coen, que concorre ao Leão de Ouro. (foto: Black Bear Pictures/Divulgação )

A 74ª edição do Festival de Veneza começa nesta quarta-feira, 30, com um desfile de estrelas do cinema e diretores consagrados no Lido. O tapete vermelho do festival de cinema mais antigo do mundo receberá este ano lendas de Hollywood, como Jane Fonda e Robert Redford, que receberão o Leão de Ouro por suas carreiras, além de Matt Damon, Ethan Hawke, George Clooney, Javier Bardem, Penélope Cruz, Michelle Pfeiffer, Helen Mirren, Julianne Moore e Frances McDormand.

O filme de ficção científica Downsizing, do americano Alexandre Payne, com Matt Damon, Christoph Waltz e Kristen Wiig, abrirá a competição oficial, confirmando mais uma vez a excelente relação entre o cinema dos Estados Unidos e o festival. Há alguns anos, Veneza se tornou a plataforma para o início da trajetória de alguns filmes que seriam premiados com várias estatuetas do Oscar, casos de Gravidade, Birdman, Spotlight e La la Land.

Vinte e um filmes, todos estreias mundiais, disputarão o Leão de Ouro: cinco produções americanas, quatro italianas, duas britânicas, três francesas, uma mexicana, uma australiana, uma israelense, uma libanesa, uma japonesa e duas chinesas. O mexicano Guillermo del Toro, com The shape of water, está na disputa, assim como os novos filmes de George Clooney, Darren Aronofsky, Paul Schrader e Payne, entre outros.

A expectativa é muito grande em torno de Suburbicon, o novo trabalho de Clooney como diretor, com roteiro dos irmãos Coen. Ambientado no início dos anos 1960, o drama familiar vai competir com o potencial sucesso de bilheteria Mãe!, do também americano Darren Aronofsky (Cisne negro), uma história de terror com Jennifer Lawrence e Javier Bardem. O grupo americano é completado por Paul Schrader e seu First reformed, protagonizado por Ethan Hawke, e pelo documentarista Frederick Wiseman com uma imersão de três horas na biblioteca de Nova York (Ex-Libris).

Quatro diretores da chamada ''nova onda'' do cinema italiano, como definiu o diretor do festival, o crítico de cinema Alberto Barbera, estão na mostra oficial. Entre eles está Paolo Virzi, com sua primeira produção em inglês The leisure seeker, protagonizada por Helen Mirren e Donald Sutherland.

O desafio de Barbera foi incluir cineastas italianos relativamente desconhecidos, como os irmãos Antonio e Marco Manetti, que levam ao festival Ammore e malavita, um musical sobre o crime organizado ambientado em Nápoles; Andrea Pallaoro, com Hannah, um drama psicológico; e Sebastiano Riso, com Una famiglia.

VOLTA Figuras conhecidas retornam ao Lido, como o franco-tunisiano Abdellatif Kechiche, premiado em Veneza em 2007 por O segredo do grão e que exibirá Mektoub, my love. O israelense Samuel Maoz, vencedor em 2009 do Leão de Ouro com seu original filme de guerra Lebanon, espera repetir a façanha com Foxtrot.

Veneza também vai assistir ao documentário Human flow, do artista e ativista chinês Ai Weiwei, um trabalho sobre a crise dos refugiados na Europa e no mundo. Fora de competição, o festival receberá o consagrado cineasta britânico Stephen Frears, que exibirá Victoria & Abdul.

O Brasil será representado apenas pelo curta-metragem Meninas formicida, de João Paulo Miranda, que disputará a mostra competitiva da categoria com outras 11 produções. 

MAIS SOBRE CINEMA