Rodrigo Santoro e Cacá Diegues são convidados para compor Academia do Oscar

Brasileiros estão em lista de 744 personalidades de mais diversas áreas de atuação ligadas à indústria cinematográfica

por Diário de Pernambuco 28/06/2017 16:43
 Montagem/DP
Rodrigo Santoro e Cacá Diegues estão na lista dos convidados de 2017 (foto: Montagem/DP)
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta quarta-feira (28), a lista das 744 personalidades convidadas para compor a instituição. Entre elas, estão o ator Rodrigo Santoro e o diretor Cacá Diegues. O número é apontado como um recorde (em 2016, foram 683 convites e, em 2015, 322) e está claramente ligado à intenção da Academia de se tornar mais plural, com representantes de ambos os gêneros e de várias raças e etnias. O movimento ganha força desde 2014, quando a instituição passou a ser pressionada para diversificar os membros, cuja maioria é formada por homens brancos.

Em 2016, mais de 90% dos cerca de 6 mil integrantes eram brancos e 75% eram homens. Segundo as normas da Academia, os convidados precisam “demonstrar conquistas excepcionais no campo do cinema”, além de exigências para cada ramo de atuação (como é o cado dos atores, que precisam ter atuado em pelo menos três produções).
 
Nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Rodrigo Santoro fez várias novelas e filmes, tornando-se conhecido internacionalmente por sua atuação no seriado televisivo Lost e como Xerxes I nos filmes 300 e 300 - A Ascensão do Império. Já Cacá Diegues é natural de Maceió, em Alagoas, dono de vários prêmios por filmes como Orfeu e Tieta do Agreste. Foi um dos fundadores do Cinema Novo.

MAIS SOBRE CINEMA