Filme brasileiro vence prêmio internacional nos Estados Unidos

'Navalha - Um batalhão brasileiro na Linha Gótica' recebeu o prêmio de Melhor Filme Internacional no GI Film Festival (GIFF), em Washington

por Estado de Minas 31/05/2017 09:40
Reprodução
O festival é dedicado aos filmes com temas militares. (foto: Reprodução)
O documentário Navalha - Um batalhão brasileiro na Linha Gótica reconstitui a trajetória dos homens do III Batalhão do 6º Regimento de Infantaria, na Força Expedicionária Brasileira (FEB), e seus combates travados na Linha Gótica, erguida pelos exércitos do Eixo na Itália durante a 2ª Guerra Mundial. 

Dirigido por Durval Lourenço Pereira (Lapa Azul – Os homens do III Batalhão do 11º RI na II Guerra Mundial, 2007), o filme foi escolhido como Melhor Filme Internacional na 11ª edição do GI Film Festival (GIFF), em Washington D. C., nos Estados Unidos. É a primeira vez que um filme brasileiro é escolhido nesta categoria. 

O longa reúne o testemunho de vinte entrevistados, entre ex-combatentes e historiadores. Além disso, Navalha é baseado no testemunho ocular dos soldados que vivenciaram a guerra, e documenta a participação do exército brasileiro no combate por meio de fotos e vídeos inéditos, obtidos em arquivos nacionais e estrangeiros. 
 
A produção foi feita a partir de uma pesquisa realizada ao longo de uma década e entrevistas com veteranos da FEB em diversos lugares do país. 

O GIFF 2017 aconteceu entre os dias 24 e 28 de maio, na capital dos Estados Unidos. A mostra competitiva reuniu 56 produções entre curta, média e longa-metragem. O festival é dedicado aos filmes com temas militares.
 
Abaixo, confira o trailer de Navalha:
 
 

MAIS SOBRE CINEMA