Filme brasileiro Gabriel e a Montanha ganha dois prêmios em Cannes

Único longa nacional no festival conta a história real e trágica de um jovem que morre durante uma viagem à África

por Pedro Galvão 25/05/2017 15:55

Twitter / Semana dos Críticos / Reprodução
Equipe de Gabriel e a montanha recebe o prêmio em Cannes (foto: Twitter / Semana dos Críticos / Reprodução)
O Brasil ganhou seus primeiros prêmios na edição 2017 do Festival de Cannes. Nesta quinta-feira, o longa Gabriel e a montanha, do diretor carioca Felipe Gamarano Barbosa, que participava da Semana dos Críticos, uma das mostras paralelas ao festival, ganhou o Revelação France 4, por sua criatividade, e também o Fundátion Gan de Ajuda à Difusão, que auxiliará a distribuição do premiado em território francês.


O principal prêmio da Semana dos críticos ficou com Makala, documentário do francês Emmanuel Gras. O júri da Semana dos Críticos neste ano era presidido pelo brasileiro Kleber Mendonça Filho, o diretor de Aquarius, que concorreu à Palma de Ouro no ano passado.

 

Único longa brasileiro em Cannes neste ano, Gabriel e a montanha é baseada na história real do economista Gabriel Buchmann, amigo de infância de Barbosa encontrado morto em montanhas africanas no ano de 2009.

 

Mineiro também concorre

Além do longa premiado, outras duas produçoes nacionais foram selecionadas para Cannes neste ano. Uma é o curta mineiro Nada, de Gabriel Martins, um dos fundadores da produtora Filmes de Plástico, de Contagem. Ele foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores, outra mostra paralela em Cannes.

O filme conta sobre as inquietações de uma garota que está terminando o ensino médio e não deseja fazer vestibular.

 

Outro curta brasileiro, chmando Vazio do lado de fora, de Eduardo Brandão Pinto, aluno da Universidade Federal Fluminense, está selecionado na Cinéfondation, mostra dedicada a filmes dirigidos por estudantes de cinema.

 

O principal prêmio do festival, a Palma de Ouro, será entregue no dia 28 de maio, para o melhor longa do festival. 

 

 

MAIS SOBRE CINEMA