Diretor de 'Aquarius' vai presidir júri em Cannes

Kleber Mendonça Filho preside a Semana da Crítica, mostra paralela do Festival francês

por Estado de Minas 17/03/2017 11:25
AFP
Kleber Mendonça Filho volta a Cannes em 2017 para presidir júri. (foto: AFP)

O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho vai presidir o júri da Semana da Crítica no Festival de Cannes em 2017, conforme os organizadores anunciaram em comunicado. A 56ª edição da mostra paralela de Cannes consagra a descoberta de novos talentos e acontece entre os dias 18 e 26 de maio. A relação dos selecionados será anunciada no final de abril. 

Em 2016, o Kleber teve uma passagem marcante pelo festival franês. Ele foi ao evento apresentar o filme Aquarius e concorreu ao prêmio Palma de Ouro, entregue para a melhor produção do festival. No entanto, a passagem ficou lembrada pelo protesto em que ele e o elenco do longa - os atores Sônia Braga, Maeve Jenkins e Humberto Carrão, entre outros -, protestaram contra o impeachment da então presidente Dilma Rousseff. 

Além do pernambucano, a produtora Diana Bustamante Escobar, o jornalista Eric Kohn, a diretora do Metropolis Art Cinema, Hani Mroué, e o ator Niels Schneider completam o júri. 

A Semana da Crítica reúne sete filmes que entrarão na disputa pelas estatuetas de Melhor Filme e Revelação. Os curta-metragens não serão deixados de lado e concorrem ao troféu Descoberta. Este prêmio revelou cineastas como os mexicanos Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno, 2006) e Alejandro González Iñárritu (O regresso, 2015), e o argentino Santiago Mitre (Abutre, 2010). 

O Festival de Cannes irá acontecer entre 17 e 28 de maio.

MAIS SOBRE CINEMA