Filmes brasileiros são indicados ao Prêmio Platino do Cinema, em Madri

Divulgação ocorreu no 32º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara

por Correio Braziliense 13/03/2017 18:29

Imovision/Divulgação
Boi neon, de Gabriel Mascaró foi pré-selecionado em cinco categorias (foto: Imovision/Divulgação)
Foram divulgados no 32º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara os pré-selecionados para a 4° edição dos Prêmio Platino do Cinema Ibero-americano, que será realizado em julho em Madri. Onze filmes brasileiros estão no páreo. Boi neon, de Gabriel Mascaro, pré-selecionado em cinco categorias, Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, e Para minha amada morta, de Aly Muritiba, ambos com quatro, são os longas-metragens brasileiros que reuniram o maior número de pré-indicações.

 

A edição teve um recorde de participações, chegando a 847 produções. Houve a criação de uma nova categoria que premiará a melhor minissérie ou telessérie cinematográfica ibero-americana. Na categoria melhor filme Ibero-americano de ficção estão os brasileiros Aquarius, de Kleber Mendonça Filho; Boi neon, de Gabriel Mascaro, e Nise - O coração da loucura, de Roberto Berliner. Na categoria melhor direção, concorrem Anita Rocha da Silveira, por Mate-me por favor; Gabriel Mascaro, por Boi neon e Kleber Mendonça Filho, por Aquarius.


Andreia Horta, por Elis; Gloria Pires, por Nise - O coração da loucura e Sonia Braga, por Aquarius foram as pré-selecionadas na categoria de melhor interpretação feminina. Para melhor interpretação masculina, os escolhidos são Juliano Cazarré, por Boi neon e Fernando Alves Pinto, por Para minha amada morta.
 
Para o Platino de melhor documentário de longa-metragem, estão pré-selecionados Cinema novo, de Eryk Rocha; Curumim, de Marcos Prado, e Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil, de Belisário Franca. Para a categoria que destaca os novos valores do cinema ibero-americano, o Prêmio Platino para a melhor primeira obra de ficção Ibero-americana concorre Mate-me por favor, de Anita Rocha da Silveira, enquanto Bruxarias, de Virginia Curiá, foi pré-selecionada para melhor filme de animação.

Confira a lista com os filmes brasileiros indicados:

Boi neon (Filme Ibero-Americano de ficção, direção, ator, roteiro e fotografia)
Aquarius (Filme Ibero-Americano de ficção, direção, atriz, prêmio Platino para educação em valores)
Para minha amada morta (Ator, montagem, direção de arte e fotografia)
Nise, o coração da loucura (Filme Ibero-Americano de ficção, atriz, prêmio Platino para educação em valores)
Elis (Atriz, direção de arte)
Mate-me, por favor (Primeira obra de ficção Ibero-americana, direção)
Cinema novo (Documentário)
Curumim (Documentário)
Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil (documentário)
Bruxarias (Animação)
Meu amigo hindu (prêmio Platino para educação em valores)

MAIS SOBRE CINEMA