La la land: Cantando estações não tem nada de épico, de melodramático ou de fantástico. Mas caso o Oscar faça como o Globo de Ouro (que deu todos os prêmios às categorias a que o musical de Damien Chazelle havia sido indicado), o filme poderá figurar entre aos maiores vencedores da história da Academia de Hollywood: Ben-Hur (1959), Titanic (1997) e O senhor dos anéis: O retorno do rei (2003), todos com 11 estatuetas.
Emma Stone é a protagonista do musical (foto: TIZIANA FABI/AFP)
Bem, com as 14 indicações na 89ª edição do prêmio máximo da indústria cinematográfica, ele já se iguala aos dois recordistas nesse quesito: A malvada (1950) e Titanic.
Sob esse ângulo, o anúncio dos indicados ao Oscar – a cerimônia será em 26 de fevereiro – não trouxe surpresas. La la land é o filme-sensação (com muitos méritos para tal) da temporada.
Receberam também bom número de indicações Moonlight: Sob a luz do luar, de Barry Jenkins, e A chegada, de Denis Villeneuve (oito cada); Manchester à beira-mar, de Kenneth Lonergan, Até o último homem, de Mel Gibson, e Lion: Uma jornada para casa, de Garth Davis (seis cada). O reconhecimento do drama histórico de Gibson marca o fim de 10 anos de purgatório em que Hollywood o havia colocado.
Com as duas últimas polêmicas edições marcadas pela ausência de intérpretes negros entre os indicados (e sangria em sua audiência televisiva, que, em 2016, teve o pior índice em oito anos), a Academia de Hollywood aprendeu que o cinema deve refletir sobre a diversidade do mundo atual.
Três dos nove indicados a melhor filme apresentam narrativas sobre afro-americanos nos EUA. Moonlight conta a história de um menino pobre de Miami que descobre sua homossexualidade. Cercas fala de um catador de lixo que sonhava ser ídolo do beisebol. Estrelas além do tempo mostra a vida de funcionárias negras da Nasa, que, nos anos 1960, têm que lidar com o preconceito racial.
Seis atores negros foram indicados, outro recorde. Denzel Washington (Cercas) e Ruth Negga (Loving) nas categorias principais. Na de coadjuvantes, Mahersala Ali (Moonlight: Sob a luz do luar), Viola Davis (Cercas), Naomi Harris (Moonlight) e Octavia Spencer (Estrelas além do tempo). Pela primeira vez, a categoria de atriz coadjuvante tem três negras. O mesmo número se repetiu em roteiro adaptado, com August Wilson (Cercas) e Barry Jenkins e Tarell McCraney (Moonlight).
Na América de Trump, três candidatos a melhor documentário abordam a experiência dos afrodescendentes. Eu não sou seu negro, de Raoul Peck, é inspirado no manuscrito Remember this house, do escritor James Baldwin, morto em 1987. As outras duas produções são O. J. made in America, sobre a vida de O. J. Simpson, e 13th, de Ava Du Vernay, que trata da desigualdade racial no sistema prisional americano.
Já que o Oscar dá a largada de sua 89ª edição em meio a recordes, vai aí mais um: Meryl Streep recebeu a 20ª (!) indicação por Florence: Quem é essa mulher?. PRINCIPAIS INDICAÇÕES Melhor filme . La la land: Cantando estações . Moonlight – Sob a luz do luar . Manchester à beira-mar . A chegada . Lion . Estrelas além do tempo . Fences . A qualquer custo
Melhor diretor . Denis Villeneuve (A chegada) . Damien Chazelle (La la land: Cantando estações) . Mel Gibson (Até o último homem) . Barry Jenkins (Moonlight – Sob a luz do luar) . Kenneth Lonergan (Manchester à beira-mar)
Melhor roteiro adaptado . A chegada . Fences . Estrelas além do tempo . Lion . Moonlight – Sob a luz do luar
Melhor roteiro original . A qualquer custo . La la land: Cantando estações . The lobster . Manchester à beira-mar .l 20th century women
Melhor filme estrangeiro . A man called Ove (Suécia) . Land of Mine (Dinamarca) . Tanna (Austrália) . O apartamento (Irã) . Toni Erdmann (Alemanha)
Melhor edição . A chegada . Até o último homem . A qualquer custo . La la land: Cantando estações . Moonlight – Sob a luz do luar
Atriz principal . Emma Stone, La la land: Cantando estações . Natalie Portman, Jackie . Amy Adams, A chegada . Meryl Streep, Florence – Quem é essa mulher? . Isabelle Huppert, Elle
Ator principal . Casey Affleck, Manchester à beira-mar . Denzel Washington, Fences . Ryan Gosling, La la land: Cantando estações . Viggo Mortensen, Capitão Fantástico . Andrew Garfield, Até o último homem
Atriz coadjuvante
. Viola Davis (foto), Fences . Naomie Harris, Moonlight – Sob a luz do luar . Nicole Kidman, Lion . Octavia Spencer, Estrelas além do tempo . Michelle Williams, Manchester à beira-mar
Ator coadjuvante . Jeff Bridges, A qualquer custo . Mahershala Ali, Moonlight – Sob a luz do luar . Dev Patel, La la land: Cantando estações . Michael Shannon (foto), Animais noturnos . Lucas Hedges, Manchester à beira-mar
Fotografia . A chegada . La la land: Cantando estações . Lion . Moonlight – Sob a luz do luar . Silence
Mixagem de som . Arrival . Hacksaw Ridge . La la land: Cantando estações . Rogue One . 13 Hours
Efeitos visuais . Rogue One . The Jungle Book . Doutor Estranho . Animais fantásticos e onde habitam . Arrival . The BFG . Kubo and the Two Strings . Sete minutos depois da meia-noite
Melhor maquiagem . A man called Ove . Star trek: Sem fronteiras . Esquadrão suicida
Melhor roteiro adaptado . Moonlight – Sob a luz do luar . Lion . A chegada . Fences . Até o último homem . Estrelas além do tempo
Melhor documentário . Fogo no mar . I am not your negro .l Life, animated . O J: made in America . A 13ª Emenda