Com 'DNA mineiro', filme de Marcelo Gomes disputa o Urso de Ouro em Berlim

'Joaquim', filme sobre Tiradentes, vai ao festival com a meta de 'levar a Serra do Espinhaço para o mundo'

por Silvana Arantes 11/01/2017 08:50

Imovision/Reprodução
Marcelo Gomes pretende lançar o filme no dia 21 de abril. (foto: Imovision/Reprodução)

O 67º Festival de Berlim (9/2 a 19/2) escolheu um longa brasileiro para competir pelo Urso de Ouro. Joaquim é o nome dele. O título dessa cinebiografia ficcional certamente seria diferente e mais óbvio – Tiradentes – não fosse Marcelo Gomes o diretor do longa, filmado em Diamantina, ''com DNA totalmente mineiro'' e com o qual ele pretende ''levar a Serra do Espinhaço para o mundo''.

Ao cineasta não interessava fazer um retrato do herói da Inconfidência Mineira que, na infância, ele chegou a ''confundir com Jesus Cristo''. Seu objetivo com esse filme era desvendar ''como é que esse Joaquim, soldado da Coroa, se rebela contra essa Coroa da qual era um alferes? Como foi a construção dessa consciência política, considerando a ética social do Brasil do século 18?''.

Escarafunchar a história do Brasil colonial neste momento do país é algo que Gomes considera ''muito importante e crucial para nos ajudar a refletir sobre as fraturas sociais que esse processo de colonização cruel que tivemos provocou''. Como se trata de entender o percurso que leva um militar a se converter num insurreto, Joaquim procura mostrar como seu personagem-título ''se relacionava, tinha aflições, desejos, contradições, afetos. Era um brasileiro comum que estava construindo essa consciência''.

A paixão por uma escrava cuja liberdade ele almeja comprar é outro vetor da trama, sobre o qual o cineasta prefere não falar. Quer deixar ao espectador a chance de descobrir a história na tela, assim como a tarefa de ''imaginar o link do passado com o presente''. Mas adianta que, ''se você pensar que política é a relação com o outro, então esse é um filme político''.

Como demonstrou em seu longa de estreia – Cinema, aspirinas e urubus, também um filme de época, ambientado nos anos 40 da Segunda Guerra Mundial e no qual não se ouve um tiro – para falar de um grande tema, Marcelo Gomes sussurra. Desta vez, o diretor colou a câmera nos personagens e abdicou da ambição de fazer a Diamantina de hoje parecer a Ouro Preto do século 18, até porque sua intenção era reproduzir a ''paisagem cruel, rude, árida, dramática''das viagens de Joaquim por um Brasil que ''se forjava fazendo a marcha para o Oeste, em busca do ouro''.

VÍCIO

Outra característica do diretor de Viajo porque preciso, volto porque te amo (com Karim Aïnouz), Era uma vez eu, Verônica e O homem das multidões (com Cao Guimarães) que se repete neste longa é a mistura de atores profissionais e não profissionais no elenco. ''Continuo com esse vício'', brinca. Desta vez, no entanto, a mescla incorpora também atores profissionais de Portugal (que assina a coprodução do longa) com brasileiros, entre eles nomes do Grupo Galpão.


Embora considere ''uma honra'' competir pelo Urso de Ouro com ''cineastas como Aki Kaurismaki'', Gomes afirma que o que mais lhe interessa ao participar do Festival de Berlim é ''a oportunidade fantástica'' de conquistar visibilidade para um filme ''realizado com baixo orçamento e com muito poucos recursos para o lançamento''. Seu sonho é estrear Joaquim no Brasil em 21 de abril. Falta convencer o distribuidor Jean-Thomas Bernardini, da Imovision. O júri da competição em Berlim será presidido pelo holandês Paul Verhoeven (Instinto selvagem, Showgirls, Elle).

Joaquim seria inicialmente uma produção de encomenda de um telefilme para a Espanha, que realizava uma série sobre os libertadores da América. A crise financeira europeia abortou o projeto, mas não a paixão de Gomes por ele. Junto com seu produtor João Jr., o diretor passou a tentar viabilizar o título no Brasil. ''Foi uma guerrilha linda e apaixonante'', afirma. A ''guerrilha'' durou aproximadamente sete anos até tirar do papel a produção, realizada com aproximadamente R$ 2 milhões, um orçamento modesto para os atuais padrões brasileiros e modestíssimo para um filme de época.

Para o papel-título Gomes escalou o ator Julio Machado, cujo trabalho ele conhecia ''da peça Incêndios e de pequenas participações em outros filmes''. Viu em Machado ''o frescor de ser uma cara nova'', mas não só. ''Ele tem o physique du rôle, o talento e uma empatia que faz com que você fique com ele (o personagem) o tempo todo, porque nosso Joaquim é um herói solitário.'' Agora é esperar fevereiro para ver como Berlim receberá a Serra do Espinhaço.

A COMPETIÇÃO PELO URSO
Veja os filmes selecionados pelo 67º Festival de Berlim


>> Ana, mon amour, de Calin Peter Netzer (Romênia, Alemanha, França)
>> Beuys, de Andres Veiel (Alemanha)    
>> Colo, de Teresa Villaverde (Portugal)    
>> The dinner, de Oren Moverman (EUA)    
>> Félicité, de Alain Gomis (França, Senegal, Bélgica, Alemanha, Líbano)
>> The Party, de Sally Potter (Reino Unido)
>> Pokot, Agnieszka Holland (Polônia, Alemanha, República Tcheca, Suécia, Eslováquia)
>> Teströl és lélekröl, de Ildiko Enyedi (Hungria)    
>> Toivon tuolla puolen, de Aki Kaurismäki (Finlândia)    
>>  Una mujer fantástica, de Sebastián Lelio (Chile, Alemanha, EUA, Espanha)    
>>  Bamui haebyun-eoseo honja, de Hong Sangsoo (Coreia do Sul)    
>> Helle nächte, de Thomas Arslan (Alemanha, Noruega)    
>> Joaquim, de Marcelo Gomes (Brasil, Portugal)
>> Mr. Long, de Sabu (Japão, Alemanha, Hong Kong, China, Taiwan)
>> Return to Montauk, de Volker Schlöndorff (Alemanha, França, Irlanda)    
>> Wilde Maus, de Josef Hader (Áustria)

4X MARCELO GOMES
Confira os longas do cineasta pernambucano


Cinema, aspirinas e urubus (2005)
Em 1942, alemão foge da guerra e vai viver no Nordeste brasileiro vendendo aspirinas. Nordestino tenta se associar a ele para escapar da seca.

Viajo porque preciso, volto porque te amo (com Karim Aïnouz, 2009)
Durante viagem de trabalho pelo Nordeste, geólogo faz a autópsia emocional de um grande amor em crise.

Era uma vez eu, Verônica (2012)
A jovem médica Verônica tenta encontrar a equação entre a rotina e as responsabilidades da vida adulta e seus sonhos de liberdade e prazer.

 O homem das multidões (com Cao Guimarães, 2013)
Um condutor de metrô de BH e uma controladora de estação vivem presos às suas ideias de solidão, mesmo que mascarada por interações sociais.

Festival tem mais cinco brasileiros

Além de Joaquim na competição principal, a edição 2017 do Festival de Berlim terá quatro longas brasileiros nas seções paralelas Panorama e Generation. Filmado em Minas, Vazante, de Daniela Thomas, integra a Panorama, assim como Pendular, de Julia Murat.

A mostra Generation receberá Mulher do pai, de Cristiane Oliveira, e As duas Irenes, de Fabio Meira, que tem as atrizes Teuda Bara e Inês Peixoto, do Grupo Galpão, no elenco.

Vazante é a incursão de Daniela Thomas no tema do trabalho escravo dos negros africanos nas minas de ouro do interior das Gerais, em 1821, pela perspectiva de uma mulher. A diretora adotou o p&b como uma das soluções para ficar de acordo com o tema e o período.

O festival também exibirá o curta Estás vendo coisas (Barbara Wagner e Benjamin de Burca), sobre a cena brega do Recife. 

MAIS SOBRE CINEMA