Game 'World of Warcraft' é um dos pioneiros do gênero de estratégia em tempo real

Adaptação de Warcraft é a primeira aposta da Blizzard para os cinemas. Espera-se que jogos Starcraft, Diablo e Overwatch também migrem para a tela grande

por Marcelo Faria 04/06/2016 09:56

Universal Pictures/Divulgação
(foto: Universal Pictures/Divulgação)
A Blizzard já havia feito sucesso com games como Rock'n’roll racing e Blackthorne, mas foi em 1994 que a empresa deslanchou com Warcraft: Orcs & Humans. O jogo foi um dos pioneiros do gênero de estratégia em tempo real e rendeu sequências e expansões que conquistaram legiões de fãs nos anos seguintes. Mas foi no 10º aniversário da franquia, em 2004, que chegou o jogo que levaria a Blizzard para um novo patamar: World of Warcraft, que foi um dos definidores do gênero MMORPG, sigla para jogo de interpretação de papéis massivo multijogador on-line.


Em World of Warcraft, os jogadores criam personagens que habitam o mesmo universo de fantasia dos jogos. Em seus quase 12 anos de existência, estima-se que mais de 100 milhões pessoas jogaram o MMORPG, com um pico de 12 milhões de assinantes ativos e simultâneos em 2010. Até hoje, cinco expansões já foram lançadas e uma sexta está em desenvolvimento – o jogo se tornou uma mina de ouro para a Blizzard, que por muito tempo se dedicou quase exclusivamente a ele.


Por sua imensa popularidade, a franquia de Warcraft se tornou uma aposta segura para um primeiro filme da Blizzard nos cinemas – as sequências cinematográficas dentro dos jogos das empresas sempre deixaram os fãs boquiabertos. Mas, considerando o repertório de propriedades intelectuais da empresa, não seria de se espantar que em breve Starcraft, Diablo e o recém-lançado Overwatch também ganhem adaptações.

MAIS SOBRE CINEMA