Festival exibe filmes clássicos gratuitamente em BH a partir desta quinta-feira

Mostra História Permanente do Cinema apresenta A Rosa Púrpura do Cairo, Faster, Pussycat! Kill Kill, Império do Crime, Anastacia - A princesa esquecida e Lady Snowblood no Cine Humberto Mauro

por Estado de Minas 31/05/2016 16:05

Faster Pussycat! Kill! Kill! / Divulgação
Filme de Russ Meyer é um dos destaques (foto: Faster Pussycat! Kill! Kill! / Divulgação )
Cinéfilos e curiosos pela sétima arte têm mais um oportunidade de conferir grandes títulos do cinema gratuitamente em BH. A partir desta quinta-feira, 2, a mostra História Permanente do Cinema apresenta alguns dos maiores clássicos do cinema alternativo norte-americano.

O primeiro filme a entrar em cartaz é 'Anastacia - A princesa esquecida' (1956), de Anatole Litvak. Nas semanas seguintes, será a vez do clássico de Woody Allen 'A Rosa Púrpura do Cairo' e de 'Império do Crime', de Joseph H. Lewis. No dia 23, as famosas strippers criminosas do diretor Russ Meyer dão as caras em 'Faster, Pussycat! Kill! Kill!'. O filme japonês 'Lady Snowblood' encerra a sequência no dia 30. Todas as sessões serão comentadas.

Confira a programação completa:


'Anastacia – A Princesa Esquecida', de Anatole Litvak (Anastacia, EUA, 1956)

Quinta-feira, 2 de junho, 17h

Classificação:12 anos; Duração:105 minutos

 

Sinopse: Em Paris, no início dos anos 20, uma refugiada com amnésia é salva da tentativa de suicídio pelo exilado russo general Bounine e seu comparsas. Entretanto, o motivo do salvamento está longe de ser altruísta, pois Bounine tem como objetivo fazer com que ela se passe como sendo a filha do último czar russo e assim receber pelo menos parte dos 10 milhões de libras que estavam reservado a qualquer membro da família real russa, pois oficialmente eles tinham sido mortos. Mas enquanto Bounine a treina para representar este papel, gradativamente começa a acreditar que ela seja mesmo Anastacia, a última sobrevivente da dinastia dos Romanoff.


'A Rosa Púrpura do Cairo', de Woody Allen (The Purple Rose of Cairo, EUA, 1985) 

Quinta-feira, 9 de junho, 17h

Classificação:12 anos; Duração: 84 minutos


Sinopse :Em área pobre de Nova Jersey, durante a Depressão, uma garçonete (Mia Farrow) que sustenta o marido bêbado e desempregado, que só sabe ser violento e grosseiro, foge da sua triste realidade assistindo filmes. Mas ao ver pela quinta vez “A Rosa Púrpura do Cairo” acontece o impossível! Quando o herói da fita sai da tela para declarar seu amor por ela, isto provoca um tumulto nos outros atores do filme e logo o ator que encarna o herói viaja para lá, tentando contornar a situação. Assim, ela se divide entre o ator e o personagem.

 

 

'Império do Crime', de Joseph H. Lewis (The Big Combo, EUA, 1955)

Quinta-feira, 16 de junho, 17h

Classificação:16 anos; Duração: 84 minutos


Sinopse: Tenente recebe ordens para interromper a excessivamente custosa investigação sobre um criminoso, pelo qual está obcecado. Numa última tentativa de capturar o bandido ele se aproxima de sua namorada.


'Faster, Pussycat! Kill! Kill!', de Russ Meyer (EUA, 1965)

Quinta-feira, 23 de junho, 17h

Classificação: 16 anos; Duração: 83 minutos

Sinopse:No deserto californiano, três strippers em carros esportivos, após um racha com um casalzinho ingênuo, acaba matando o rapaz e sequestrando a garota. Em um posto de gasolina uma das garotas toma conhecimento de uma bolada em dinheiro guardada por um velho deficiente físico que mora com dois filhos, um deles demente. Usando a garota sequestrada como isca para se aproximar do rancho do velho e colocar a mão na bolada, a stripper “chefona”, juntamente com as outras controladas por ela, tentam seduzir o velho e os filhos com o intuito de encontrar o dinheiro.


'Lady Snowblood', de Toshiya Fujita (Shurayukihime, JAP, 1973)

Quinta-feira, 30 de junho, 17h

Classificação:18 anos; Duração: 94 minutos


Sinopse:Yuki é trazida ao mundo nos limites de uma prisão, nasce em um legado obsessivo de vingança pela morte de sua família, assassinada por uma gangue. Ela é desde cedo treinada para executar sua vingança e armada com uma formidável habilidade em utilizar uma lâmina escondida no seu guarda-chuva. Ela vai levar a ira do inferno a seus inimigos.


Local: Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537, Centro)

MAIS SOBRE CINEMA