Mostra gratuita exibe clássicos do western em BH

Até 12 de maio, 33 filmes do gênero serão exibidos em três sessões diárias no Cine Humberto Mauro

por Estado de Minas 12/04/2016 15:16

Youtube / Reprodução
O clássico 'Três homens em conflito' (1966), com Clint Eastwood e dirigido por Sergio Leone, será uma das atrações (foto: Youtube / Reprodução)
Diligências, pistolas, xerifes, homens bons, maus e feios, com ou sem nome, ocuparão as telas do Cine Humberto Mauro até o dia a 12 de maio, durante a mostra Western - Parte I, que exibe gratuitamente 33 clássicos do gênero, para a alegria dos fãs. Também chamado de faroeste ou “bang-bang” no Brasil, o western se tornou um das mais icônicas e populares vertentes do cinema mundial, consagrando nomes de atores e diretores como Clint Eastwood, John Wayne, John Ford, Fritz Lang, Sergio Leone, além de imortalizar trilhas sonoras como aquelas compostas pelo maestro Ennio Moricone.

A proposta é oferecer um recorte do estilo, desde os primeiros clássicos da história do cinema, que definiram as características do gênero, como ‘Cavalo de ferro’(1924) e ‘No tempo das diligências’(1939), mostrando sua evolução para o faroeste moderno com a humanização e complexidade dos protagonistas, como em ‘Rastros de Ódio’(1956) e ‘Os brutos também amam’(1953). A seleção continua até a fase da estetização da violência com personagens amorais de filmes como ‘Meu ódio será sua herança’(1969) e ‘Três homens em conflito’(1966). Obras como ‘Era uma vez no oeste’ (1968), ‘O homem que matou o facínora’(1962), ‘Sete homens e um destino’(1960) e ‘O estranho sem nome’(1973) também estão em cartaz em três sessões diárias até o próximo mês. A programação completa você confere aqui. 

Além dos filmes, para o deleite dos fãs mais fervorosos e interessados, a Mostra oferece ainda o curso Far West - Mistos, tempo e espaço, entre os dias 27 e 29 de abril, ministrado pelo professor José Ricardo da Costa Miranda Junior, doutor em artes e cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG. Os interessados devem entrar em contato pelo email cursos.cinehumbertomauro@gmail.com, informando nome completo e identidade, além de enviar minicurrículo, em um parágrafo, com a formação. São 129 vagas e, ao final das atividades, será emitido certificado.

 

Serviço

Mostra Western – Parte I

De 11 de abril a 12 de maio de 2016

Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro)

Entrada gratuita

 

(31) 3236-7400

MAIS SOBRE CINEMA