DiCaprio está preocupado com candidatos à presidência que negam mudanças climáticas

Em Tóquio, o vencedor do Oscar por 'O regresso' prometeu documentário esclarecedor sobre a questão. Ator comanda há 18 anos fundação ambiental

por AFP 23/03/2016 13:14

Kevin Winter/Getty Images/AFP
(foto: Kevin Winter/Getty Images/AFP)
O ator americano Leonardo DiCaprio disse nesta quarta-feira em Tóquio estar preocupado pelos candidatos à presidência de seu país que negam as mudanças climáticas, e prometeu despertar consciências sobre este assunto em um documentário que está preparando.


DiCaprio, que ganhou o Oscar de melhor ator por O regresso, afirmou que um dos membros da equipe deste documentário que deve ser lançado nos Estados Unidos antes das eleições de novembro é Fisher Stevens, produtor de A enseada, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2010, que trata da pesca de golfinhos na região japonesa de Taiji.


"Viajamos por todo o mundo para documentar as mudanças climáticas", declarou DiCaprio em uma coletiva de imprensa na capital japonesa.


Sem citar nomes, o astro de Titanic afirmou que alguns candidatos presidenciais não se conscientizam deste desafio. "Não deveríamos ver um candidato que não acredita na ciência moderna dirigir nosso país", afirmou. "As mudanças climáticas são um dos temas mais inquietantes que a humanidade enfrenta, e os Estados Unidos devem desempenhar seu papel", acrescentou.

 

O candidato republicano Donald Trump declarou no ano passado não acreditar nas mudanças climáticas, enquanto seu rival nas primárias republicanas Ted Cruz as classifica de "teoria pseudo-científica".

 

Leonardo DiCaprio criou em 1998 uma fundação que leva seu nome e que realiza 78 projetos sobre as mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, assim como a conservação dos oceanos e os espaços selvagens, segundo seu site.

MAIS SOBRE CINEMA