César: veja os indicados ao prêmio conhecido como 'Oscar francês'

Cerimônia acontece em 26 de fevereiro, dois dias antes do Oscar

por Correio Braziliense 27/01/2016 11:57

Divulgação
Imagem do filme 'Valley of love' com Isabelle Huppert e Gérard Depardieu (foto: Divulgação)
O César (César du cinéma, em francês) é um prêmio anual do cinema francês atribuído aos profissionais da área, em várias categorias, a fim de premiar as melhores produções francesas. A cerimônia de entrega, também conhecida por A Noite dos Césares, ocorre no Teatro do Châtelet. O anúncio deste ano aconteceu nesta quarta-feira, em Paris.

Os filmes Dheepan, de Jacques Audiard, Fatima, de Philippe Faucon, Cinco graças, de Dniz Gamze Ergüven, La loi du marché, de Stéphane Brizé, e Marguerite, de Xavier Giannoli, estão entre os longas-metragens indicados ao César 2016.

Dheepan
, que conta a odisseia de três refugiados cingaleses na França, recebeu a Palma de Ouro em 2015 no Festival de Cannes, enquanto Cinco graças, uma ode à liberdade da diretora franco-turca Deniz Gamze Erguven, foi escolhido como o representante da França e indicado ao Oscar de filme em língua estrangeiro.

Os outros filmes indicados à principal categoria do César, que terá os vencedores anunciados em 26 de fevereiro são Mon Roi de Maïwenn, De cabeça erguida de Emmanuelle Bercot, e Três lembranças de minha juventude, de Arnaud Desplechin.

Gérard Depardieu por Valley of love, Vincent Lindon por La loi du marché, Fabrice Luchini por L'Hermine, Jean-Pierre Bacri por La Vie très privée de monsieur Sim, Vincent Cassel por Mon roi, François Damiens por Les cowboys e Antonythasan Jesuthasan por Dheepan disputam o prêmio de melhor ator.


Catherine Deneuve por De cabeça erguida, Isabelle Huppert por Valley of love e Catherine Frot por Marguerite estão entre as sete indicadas ao César de melhor atriz.

A atriz marroquina Loubna Abidar por Much loved, a argelina Soria Zeroual por Fatima, Emmanuelle Bercot por Mon roi e Cécile de France por La Belle saison são as outras indicadas.

MAIS SOBRE CINEMA