'Campo Grande', filme de Sandra Kogut, é atração desta noite no Cine-Praça

Longa-metragem narra a história de dois irmãos abandonados na Zona Sul carioca. Festival na cidade histórica vai até o dia 30 de janeiro.

por Walter Sebastião Estado de Minas 24/01/2016 16:24
Universo Produção/Divulgação
'Campo Grande' será o primeiro filme projetado no Cine-Praça (foto: Universo Produção/Divulgação )
Tiradentes – “É quase uma utopia ver o cinema chegando para todos, com relação direta com a vida concreta e o lugar onde está sendo mostrado”, afirma a cineasta carioca Sandra Kogut. Hoje, às 21h, ela exibe no Cine-Praça, principal “sala de exibição” da Mostra de Cinema de Tiradentes, seu novo longa, Campo Grande.

Depois de adaptar Guimarães Rosa para a tela grande – Mutum, de 2007 – Sandra volta a tratar da infância. Ela conta a história de dois irmãos, Ygor e Rayane, moradores de Campo Grande, bairro da Zona Oeste carioca, deixados na porta da casa de Regina, em Ipanema, que está se separando e vive às turras com a filha adolescente.

Os meninos não querem deixar o local de maneira alguma, pois a mãe prometeu buscá-los ali. A relação dos garotos com a moradora, as diferenças entre as classes sociais e temas como abandono materno e caos urbano trazem a história para uma discussão bastante atual.

“Este filme se passa em momentos de mudança: na vida de cada um dos personagens, de uma cidade (o Rio de Janeiro em obras) e das relações sociais no mundo”, comentou a diretora. Uma das precursoras da videoarte no Brasil, Sandra só realizou até agora três longas (o de estreia foi o documentário Um passaporte húngaro, de 2001).

Para a diretora, fazer cinema é dramático, quase uma obsessão. Ela não se vê com uma carreira extensa em longas-metragens, prefere fazer projetos diversos. “Às vezes em longas, curtas e também na televisão”. Casa Grande chega ao circuito comercial ainda neste semestre.

O repórter viajou a convite da organização do evento.

MAIS SOBRE CINEMA