Filmes 'Carol' e 'Ponte dos espiões' são os destaques do Bafta 2016

Os indicados foram revelados e a premiação será em 14 de fevereiro, em Londres

por Correio Braziliense 08/01/2016 12:21

A British Academy of Film and Television Arts (BAFTA), responsável pelo prêmio conhecido como "Oscar britânico", anunciou, nesta sexta-feira (8/1), os filmes indicados à premiação de 2016. Entre eles, Carol, do diretor Todd Haynes, e Ponte dos espiões, de Steven Spielberg, concorrem em nove categorias cada um, incluindo a principal de Melhor filme.


20th Century Fox/Divulgação
O filme 'Ponte dos espiões', de Steven Spielberg, foi indicado a oito categorias no BAFTA (foto: 20th Century Fox/Divulgação)
Nesta, também competem Spotlight - segredos revelados, A grande aposta e o longa do mexicano Alejandro González Iñárritu, O regresso, que recebeu oito indicações. A cerimônia do Bafta será em 14 de fevereiro na Royal Opera House, em Londres.

 

O filme Carol, protagonizado por Cate Blanchett e Rooney Mara, que interpretam um casal homossexual nos anos 1950 em Nova York, também é a produção com mais indicações ao Globo de Ouro, concorrendo a cinco categorias. O resultado da premiação será anunciado em 10 de janeiro.

 

Mad max: estrada da fúria compete em sete categorias e os filmes Brooklyn e Perdido em Marte, disputam em seis. O recorde de bilheteria do ano, Star wars: o despertar da força, foi nomeado em quatro.

The Weinstein Company/Divulgação
O longa 'Carol', de Todd Haynes, concorre em oito categorias, entre elas a de melhor filme. A protagonista Cate Blanchett é a aposta de melhor atriz. (foto: The Weinstein Company/Divulgação)

 

Na disputa pelo título de Melhor atriz, Cate Blanchett é cotada como favorita, apesar de enfrentar forte concorrência da britânica Maggie Smith, pelo filme A senhora da van. As outras nomeadas são Brie Larson (O quarto de Jack), Saoirse Ronan (Brooklyn) e Alicia Vikander (A garota dinamarquesa).

 

Na categoria de Melhor ator, está o vencedor do Oscar de 2015 pela interpretação do astrofísico Stephen Hawking em A teoria de tudo, Eddie Redmayne, com o papel da primeira mulher transgênero no longa A garota dinamarquesa. Com ele, foram indicados Leonardo di Caprio (O regresso), Bryan Cranston (Trumbo), Matt Damon (Perdido em Marte) e Michael Fassbender (Steve Jobs).

Universal Pictures/Divulgação
O protagonista do filme 'A garota dinamarquesa', Eddie Redmayne, disputa o prêmio de melhor ator pela interpretação de uma mulher transgênero (foto: Universal Pictures/Divulgação)

 

Steven Spielberg, Alejandro González Iñárritu e Todd Haynes disputam o prêmio de melhor diretor com Adam McKay (A grande aposta) e Ridley Scott (Perdido em Marte).

 

Confira a lista completa de indicações ao BAFTA:

 

Melhor filme

A grande aposta

Ponte dos espiões

Carol

O regresso

Spotlight - segredos revelados

 

Melhor ator

Bryan Cranston (Trumbo)

Eddie Redmayne (A garota dinamarquesa)

Leonardo DiCaprio (O regresso)

Matt Damon (Perdido em Marte)

Michael Fassbender (Steve Jobs)

 

Melhor atriz

Alicia Vikander (A garota dinamarquesa)

Brie Larson (Room)

Cate Blanchett (Carol)

Maggie Smith (A senhora da van)

Saoirse Ronan (Brooklyn)

 

Melhor diretor

Adam McKay (A grande aposta)

Steven Spielberg (Ponte dos espiões)

Todd Haynes (Carol)

Ridley Scott (Perdido em Marte)

Alejandro G Iñárritu (O regresso)

 

Melhor ator coadjuvante

Benicio Del Toro (Sicario - terra de ninguém)

Christian Bale (A grande aposta)

Idris Elba (Beasts of no Nation)

Mark Ruffalo (Spotlight - segredos revelados)

Mark Rylance (Ponte dos espiões)

 

Melhor atriz coadjuvante

Alicia Vikander (Ex-machina - instinto artificial)

Jennifer Jason Leigh (Os oito odiados)

Julie Walters (Brooklyn)

Kate Winslet (Steve Jobs)

Rooney Mara (Carol)

 

Melhor filme documentário

Amy

Cartel Land

Malala

A verdade sobre Marlon Brando

Sherpa

 

Melhor filme de animação

Divertidamente

Minions

Shaun, o carneiro

MAIS SOBRE CINEMA