No filme 'A garota dinamarquesa', Eddie Radmayne interpreta transgênera

O roteiro chegou às mãos de Hooper quando ainda dirigia 'O discurso do rei', em 2008, e ele foi questionado sobre o interesse de produzir um filme com tema tão delicado

por Correio Braziliense 30/12/2015 09:52
Universal Pictures/Divulgação
'A garota dinamarquesa' é a cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero (foto: Universal Pictures/Divulgação)
O filme The danish girl (A garota dinamarquesa) é o longa metragem de temática transgênero que tem dado o que falar. Do diretor Tom Hooper, autor de Os miseráveis e ganhador do Academy Award por O discurso do rei, o longa estreou em novembro nos Estados Unidos e tem lançamento marcado para 25 de fevereiro no Brasil.

O roteiro chegou às mãos de Hooper quando ainda dirigia O discurso do rei, em 2008, e ele foi questionado sobre o interesse de produzir um filme com tema tão delicado e que, provavelmente, enfrentaria dificuldades de financiado. Sete anos depois, a resposta pareceu óbvia diante do avanço no interesse sobre o debate das diferenças de gênero em praticamente todo o mundo.

Quem interpreta o protagonista é o britânico Edward Redmayne - popularmente chamado de Eddie - que tem recebido elogios pela sensibilidade com que atua. Desempenho não tão difícil de se esperar diante do Oscar que ganhou pela atuação maestra do físico Stephen Hawking, em A teoria de tudo, de 2014.

Universal Pictures/Divulgação
Filme foca o seu relacionamento amoroso com a pintora dinamarquesa Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher quando sua esposa pede para que ele pose para retratos femininos quando uma modelo falta na década de 20 (foto: Universal Pictures/Divulgação)
Dois meses após a premiação, ele anunciou que estava se preparando para assumir a responsabilidade de interpretar a primeira pessoa do mundo - de que se tem relatos - a realizar cirurgias de mudança de sexo. Para o papel, Eddie perdeu alguns quilos e buscou transgêneros que pudessem ajudá-lo a assumir uma personalidade tão forte e, até então, muito distante da realidade dele, que se considerava leigo no assunto.

A diretora de Matrix, Lana Wachowski, transgênera desde 2008, teve importância fundamental na construção da personagem. Ela e Eddie também trabalharam juntos no filme O destino de Júpiter, lançado neste ano.
Universal Pictures/Divulgação
Sua esposa aceita a cirurgia, mas percebe que perdeu a pessoa com quem se casou (foto: Universal Pictures/Divulgação)


Confira o trailer:

MAIS SOBRE CINEMA