'Intervenção', de Pedro Maia, recebe troféu de melhor produção nacional no FestCurtasBH

No total, 43 filmes concorreram a três categorias; festival foi realizado no Cine Humberto Mauro

por Estado de Minas 26/09/2015 20:08

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Paulo Lacerda/Divulgação
Pedro Maia, do filme 'Intervenção', a produtora Ana Moravi e o fotógrafo Matheus Antunes do 'Subsolos' (foto: Paulo Lacerda/Divulgação)


Retratando a forte repressão policial a manifestantes nas ruas do país, o curta ‘Intervenção’, de Pedro Maia, venceu a mostra competitiva brasileira no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. A premiação foi realizada neste sábado, 26, no Cine Humberto Mauro.

‘Subsolos’, de Simone Cortezão, que levou o troféu na categoria Minas, retrata a história de uma mulher desalojada pela mineração, vivendo seus últimos dias na cidade. A paisagem terrivelmente real faz lembrar os cenários do estado mineiro. Também foram anunciados os vencedores nas categorias Internacional e o melhor filme eleito pelo júri popular brasileiro e internacional.

A tradicional mostra de filmes de curtas-metragens já se firmou como um dos eventos mais importantes de difusão e promoção da produção cinematográfica mundial em Minas Gerais. O festival internacional exibiu 114 produções durante mostras competitivas, paralelas e especiais. O encerramento segue para o Baixo Centro Cultural, no Centro de BH.

Confira a lista completa dos vencedores:

 

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL
Melhor curta-metragem: ‘Wayward Fronds’, de Fern Silva
Menção Honrosa: ‘Tim’, de Camille Rosset

MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA
Melhor curta-metragem: ‘Intervenção’, de Pedro Maia de Brito
Menção Honrosa: ‘A festa e os cães’, de Leonardo Moura Mateus

MOSTRA COMPETITIVA MINAS
Melhor curta-metragem: ‘Subsolos’, de Simone Cortezão

JÚRI POPULAR
Melhor curta-metragem brasileiro: ‘Como era gostoso meu cafuçu’, de Rodrigo Almeida
Melhor curta-metragem internacional: ‘Automatic Fitness’, de Alejandra Tomei e Alberto Couceiro.

MAIS SOBRE CINEMA