Mestre da animação Hayao Miyazaki roda primeiro curta totalmente digital

Filme será o primeiro do diretor a dispensar a técnica de desenhos à mão, que deu o tom nos principais trabalhos de Miyazaki

por AFP 13/07/2015 11:44

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
AFP PHOTO / Yoshikazu TSUNO
Filme do diretor japonês vai contar a história de uma lagarta (foto: AFP PHOTO / Yoshikazu TSUNO )
Tóquio, Japão - O mestre japonês do cinema de animação Hayao Miyazaki anunciou nesta segunda-feira que está trabalhando em um curta-metragem que conta a história de uma lagarta.

O curta é uma animação de 10 minutos realizada totalmente com imagens digitais, afirmou o amigo e produtor de Miyazaki, Toshio Suzuki.

Até agora, o diretor de filmes de animação clássicos como 'Meu amigo Totoro', 'Princesa Mononoke' e 'A Viagem de Chihiro' sempre havia desenhado a mão, utilizando as imagens digitais apenas de forma parcial.

"Me dedico atualmente a um projeto de desenho animado sobre uma minúscula lagarta que vive sobre uma folha, uma lagarta tão pequena que uma sacudida pode acabar com sua vida", disse o diretor de 74 anos.

A animação, que deve precisar de três anos de trabalho, segundo Suzuki, será exibida de maneira exclusiva no Museu Ghibli, em Mitaka, na região de Tóquio.

O curta é uma adaptação de uma história que Miyazaki pretendia contar em um longa-metragem antes de lançar 'Princesa Mononoke', que estreou em 1997.

O diretor anunciou, em setembro de 2013, que não voltaria a fazer filmes de animação para o cinema, mas que não deixaria de trabalhar.

"Para mim, a realização de longas-metragens acabou", declarou na ocasião, mas explicando que compareceria ao estúdio todos os dias.

"Vou ser livre. Farei o que eu desejar", completou na ocasião.

MAIS SOBRE CINEMA