'Dheepan' vence a Palma de Ouro em Cannes

Filme sobre imigração ilegal e asilo político é premiado

por Estado de Minas 24/05/2015 16:47

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
ANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP
(foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP)
"Dheepan", filme do cineasta francês Jacques Audiard sobre a imigração ilegal e o asilo político, é o grande vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes. O famoso festival da sétima arte se encerrou neste domingo.O filme, que não estava entre os favoritos para levar o principal prêmio do festival, conta a história de um ex-guerrilheiro do grupo Tigres de Libertação da Pátria Tamil do Sri Lanka que chega a França com um passaporte falso, ao lado de uma jovem e de uma criança que se passam por sua família. O longa ainda levou os prêmios de melhor ator e atriz.

Já o filme "Chronic" do mexicano Michel Franco - impactante retrato de um enfermeiro que cuida de pacientes em estado terminal -, interpretado pelo britânico Tim Roth, venceu o prêmio de melhor roteiro. Rodado em inglês, "Chronic" era o único filme da América Latina na mostra oficial este ano em Cannes, onde o cineasta mexicano de 35 anos foi premiado em 2012 na mostra Um Certo Olhar com "Después de Lucía".

O ator francês Vincent Lindon venceu o prêmio de interpretação masculina do Festival de Cannes por seu papel de desempregado no filme "La loi du marché" "(A lei do mercado"), do diretor francês Stéphane Brizé. No filme, que faz um retrato demolidor das consequências do capitalismo selvagem, Lindon interpreta Thierry, um homem desempregado há muito tempo, pai de um filho deficiente, que encontra um trabalho de segurança em um supermercado no qual deve espionar os empregadoss para que, após qualquer falha, eles sejam demitidos.

A americana Rooney Mara ("Carol") e a francesa Emmanuelle Bercot ("Mon Roi") foram anunciadas como as vencedoras do prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes. A decisão do júri pegou quase todos de surpresa, já que muitos apostavam em um prêmio para a australiana Cate Blanchett, que interpreta a mulher que se apaixona pela personagem de Rooney Mara no filme "Carol", do americano Todd Haynes. O júri, presidido pelos irmãos Joel e Ethan Coen, decidiu dividir o prêmio entre Mara e Bercot, protagonista do filme "Mon Roi", da diretora francesa Maiwenn.

O filme introspectivo "La tierra y la sombra" do colombiano César Acevedo, sobre as relações de uma família em uma plantação de açúcar, foi o vencedor da prestigiosa 'Caméra d'Or', que premia o melhor filme de um diretor estreante. Exibido na "Semana da Crítica", o filme já havia recebido o Grande Prêmio desta mostra paralela.

Confira a relação com os ganhadores da 68º edição do Festival de Cannes:

- Palma de Ouro: "Dheepan", de Jacques Audiard (França) - Grande Prêmio: "Son of Saul", de Laszlo Nemes (Hungria)
- Melhor atriz: compartilhado por Emmanuelle Bercot (França), por "Mon Roi", de Maïwenn, e Rooney Mara (Estados Unidos), por "Carol", de Todd Haynes
- Melhor ator: Vincent Lindon (França), por "La loi du marché", de Stéphane Brizé
- Melhor diretor: Hou Hsiao-Hsien (Taiwan), por "The Assassin"
- Melhor roteiro: Michel Franco (México), por "Chronic"
- Prêmio do Júri: "The Lobster", de Yorgos Lanthimos (Grecia)
- Câmara de Ouro: "La Tierra y la sombra", de César Augusto Acevedo (Colômbia)
- Palma de Ouro de curta-metragem: "Waves'98", de Ely Dagher (Líbano)

*Com informações da AFP

MAIS SOBRE CINEMA