Cameron Diaz e Michael Bay vencem Framboesa de Ouro, o anti-Oscar

Véspera de cerimônia da Academia é marcada por entrega de troféus aos piores de Hollywood

por AFP 22/02/2015 09:37

21th Century Fox/Divulgação
Diaz conquistou prêmio de pior atriz por 'Mulheres ao ataque', comédia sobre vingança contra ex (foto: 21th Century Fox/Divulgação)
A comédia sobre o Natal 'Saving Christmas' de Kirk Cameron e a atriz Cameron Diaz foram os grandes vencedores do Prêmio Framboesa de Ouro, os 'Razzies', que todos os anos apontam os piores filmes do ano, sempre na véspera do Oscar. 'Saving Christmas' — do qual um crítico de cinema afirmou que "até os devotos católicos acharão difícil de digerir" — triunfou nas categorias pior filme, pior ator e pior roteiro. Kirk Cameron foi apontado como pior ator do ano pela comédia natalina, que ainda levou as distinções de pior roteiro e pior combo na telona — prêmio especial concedido a Cameron e seu ego.

O filme tem a duvidosa honra de ter nota zero no site Rotten Tomatoes. Michael Bay venceu o prêmio de pior diretor por 'Transformers 4: A Era da extinção' na cerimônia, que tem o nome oficial de 'Golden Raspberries' e que faz uma 'homenagem' ao pior do cinema americano.

Cameron Diaz foi a pior atriz do ano pelos filmes 'Mulheres ao ataque' e 'Sex tape - Perdido na nuvem', enquanto Megan Fox levou o prêmio de pior atriz coadjuvante por sua interpretação em 'As Tartarugas Ninja'. O pior ator coadjuvante foi Kelsey Grammer, por suas interpretações em 'Os mercenários 3', 'Legends of Oz', 'Pense como eles também' e 'Transformers 4: A Era da extinção'. A nova adaptação do musical 'Annie' venceu na categoria de pior remake ou sequência.

 

Os Razzies foram criados em 1980 como um antídoto para o Oscar. Quase todas as categorias dos Razzies são definidas pelos quase 800 membros da Golden Raspberry Award Foundation, que adquirem o direito de voto com o pagamento de 40 dólares de custo de filiação e 25 dólares de cota anual.

Os indicados não costumam aparecer na cerimônia do Framboesa de Ouro, com exceção para alguns poucos astros, como Sandra Bullock, que em um ato louvável aceitou o prêmio de pior atriz em 2010 por 'Maluca paixão', um dia antes de vencer o Oscar de melhor atriz por 'Um sonho possível'.

MAIS SOBRE CINEMA