Presidente da Academia do Oscar pede que Hollywood valorize diversidade

Cheryl Boone demanda filmes com variedade racial e de gênero no ano em que apenas atores brancos foram indicados às principais categorias da premiação

por Fernanda Machado 19/01/2015 18:53

AFP PHOTO/Mark Ralston
Boone é primeira mulher negra a presidir a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (foto: AFP PHOTO/Mark Ralston)
A primeira afro-americana a presidir a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, Cheryl Boone, quer ver mais diversidade racial e de gênero nas indicações de atores e atrizes ao Oscar. A lista dos filmes, atores e diretores indicados ao maior prêmio do cinema foi divulgada na última quinta-feira, 15, e criticada por trazer apenas artistas brancos. Cheryl afirmou que tem um "compromisso com a busca por diversidade de vozes e opiniões", em entrevista a agência AP.

 

Confira a lista de indicados ao Oscar 2015


Na internet, a premiação recebeu diversas críticas e foi categorizada como "elitista" pelos internautas nas redes sociais. Além da Academia, a presidente também pede que a indústria cinematográfica seja mais diversa e inclusiva. Esta será a primeira vez que a premiação não indica uma pessoa "não-branca" em nenhuma das categorias de ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante, segundo o Huffington Post.

 

Na publicação, a atriz Fernanda Montenegro (indicada pela atuação em 'Central do Brasil'), Javier Bardem, Salma Hayek, Benicio del Toro e Penelope Cruz aparecem na categoria "não-brancos". Na publicação, o jornal se justificou que o casal Bardem e Cruz não são considerados brancos por causa da "ascendência hispânica deles, embora muitos hispânicos se identifiquem racialmente como brancos”.

MAIS SOBRE CINEMA