Busca por um planeta habitável é o tema central de 'Interestelar'

Ficção científica de Christopher Nolan chega aos cinemas nesta quinta

por Helvécio Carlos 06/11/2014 09:48

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Melinda Sue Gordon/Divulgação
Matthew McConaughey é Cooper, ex-piloto da Nasa que lidera missão perigosa em 'Interestelar' (foto: Melinda Sue Gordon/Divulgação)
'Interestelar' é, para início de conversa, um filmão. Consumiu cerca de US$ 160 milhões – um dos orçamentos mais caros de Hollywood. Reúne elenco de grandes atores, entre eles Matthew McConaughey e Anne Hathaway – ambos com Oscars por atuações marcantes em 'Clube de Compras Dallas' e 'Os miseráveis', respectivamente. E tem direção eletrizante de Christopher Nolan ('A origem' – 2010, 'Batman: O cavaleiro das trevas ressurge' – 2012), capaz de, mesmo em quase três horas, deixar o espectador com os olhos pregados na telona.


Afinal, qual será o destino da equipe liderada por Cooper (Matthew McConaughey), ex-piloto da Nasa que vive com os filhos em uma fazenda, e Amélia (Anne Hathaway ), que saem da Terra com a missão de descobrir novo planeta, salvando a raça humana de possível extinção? Quem comanda a expedição é o professor Brand (Michael Caine), pai de Amélia, que defende a existência de novo planeta habitável em outra galáxia. A viagem é longa e totalmente imprevisível.

Além de lutar contra o que o espera pela frente, Cooper tem outro conflito: a relação com a filha Murph (em boas interpretações, na infância, de Mackenzie Foy e, mais tarde, de Jessica Chastain) e o filho Tom (Casey Affleck), que deixou para trás.

Para quem não entende ou tem interesse em física quântica, em alguns breves momentos o longa pode soar um pouco chato. Nada que não seja compensado pela beleza visual de algumas cenas – melhor não descrever detalhes para não entregar surpresas –, especialmente próximo do desfecho, que traz imagens sensacionais.

De certa forma, o filme remete às cenas de 'A origem', outro bom filme de Nolan. Desta vez, o diretor manteve sigilo em torno da produção até mesmo na entrevista coletiva de lançamento. Evitou falar sobre o roteiro.

A escolha do elenco também foi primordial para o sucesso do filme. McConaughey mostra que o sucesso da carreira não ficará restrito ao Oscar que recebeu este ano. Antes que digam que Nolan foi espertinho em convidar um oscarizado, é bom lembrar que o convite foi feito bem antes de 'Clube de Compras Dallas'. Na estreia nos Estados Unidos, 'Interestelar' dividiu opiniões. Mas é certo que deverá ser uma das estrelas cinematográficas do ano.

 

Confira o trailer de 'Interestelar':

 

 

MAIS SOBRE CINEMA