Animação para todas as idades: festival Anima Mundi começa em BH nesta terça

Programação da abertura exibe animações a céu aberto na Praça da Liberdade; mostra reúne mais de 50 produções nacionais e internacionais no Oi Futuro a partir de quarta-feira

por Carolina Braga 02/09/2014 09:34

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Anima Mundi/divulgação
Cena de 'Nina precisa ir ao banheiro', selecionado para o Anima Mundi (foto: Anima Mundi/divulgação)
Quem acompanha o Anima Mundi sabe o quanto o festival, que surgiu há 23 anos no Rio de Janeiro e em São Paulo, contribuiu para o desenvolvimento da animação nacional. Nos últimos cinco anos, a edição itinerante que passa por BH teve um papel importante: facilitar o acesso a produções que raramente chegariam à capital mineira via circuito comercial. Nesta terça-feira, às 19h30, na Praça da Liberdade, será dada a largada do festival.

No Oi Futuro, a partir de quarta-feira, serão exibidas 50 produções de diferentes países voltadas para todas as idades. A abertura da noite, a céu aberto, terá os curtas 'As pintas de Júnior', 'Entracte', 'Padre', 'Forward', 'march!', 'Gloria Victoria', 'Papírvilág' e 'Uit Huis'. “Fizemos uma seleção levando em conta os premiados nas edições carioca e paulista, mas também aquilo que o público recebeu melhor ou que achamos que as pessoas precisam ver”, diz Marcos Magalhães, diretor do Anima Mundi.

Segundo ele, chama a atenção a notável qualidade das produções brasileiras. “Nos últimos anos, os animadores do país não se contentaram em reproduzir estilos ou fazer coproduções internacionais. Assumimos a posição de criadores, ativos na elaboração de roteiros e no desenvolvimento de personagens, com estilo próprio. Vemos isso florescer agora”, constata Marcos.

Entre os destaques da animação nacional estão os longas 'Minhocas' e 'O menino e o mundo', recentemente premiado no 38º Festival do Filme de Animação de Annecy, na França. Haverá também mostra especial dedicada à produção da Suíça.

ANIMA MUNDI
Abertura nesta terça-feira, 2 de setembro, às 19h, na Praça da Liberdade. Sessões até dia 7, no Teatro Oi Futuro BH Klauss Vianna. Av. Afonso Pena, 4.001, Mangabeiras, (31) 3229-2979. R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia-entrada).

MAIS SOBRE CINEMA